Miopia: tratamento pioneiro com lentes de contacto

Imagem da notícia: Miopia: tratamento pioneiro com lentes de contacto

Um tratamento pioneiro com lentes de contacto tem um potencial muito significativo para controlar a crescente prevalência da miopia nas crianças, de acordo com os resultados obtidos do estudo que foi apresentado na Conferência Clínica da British Contact Lens Association a 10 de junho em Liverpool, Inglaterra.

Numa das conferências, Paul Chamberlain, senior manager da CooperVision do Estudo Clínico, apresentou os resultados a três anos do ensaio clínico que avalia a lente de contacto hidrófila diária dual focus para o controlo da miopia, especialmente desenhada para reduzir a progressão da miopia em crianças. O estudo prospetivo, multicêntrico, duplo mascarado e aleatório de vários anos inclui 144 crianças míopes com idades entre 8 a 12 anos de Singapura, Canadá, Inglaterra e Portugal.

Os resultados aos três anos indicam que o uso da lente de contacto dual focus, que alterna entre zonas de compensação e zonas de tratamento, foi efetiva na redução da progressão da miopia: 59% em média no equivalente esférico cicloplégico (SE) e 52% na medida do comprimento axial, em comparação com as crianças do grupo de controlo que usam lentes de contacto diárias monofocais.

“Nenhum outro estudo controlado prospetivo aleatório ofereceu dados conclusivos, com um grau tão elevado de eficácia contínua, no controlo da miopia usando umas lentes de contacto hidrófilas diárias durante três anos. O tratamento baseado no uso de lentes de contacto não induz os efeitos apresentados por outros tratamentos farmacológicos alternativos”, afirmam os responsáveis em comunicado enviado à nossa redação.

10 Julho 2017
Lentes

PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

HOYA Vision Care revela dados sobre as lentes MiYOSMART Chameleon

A HOYA Vision Care acaba de revelar resultados promissores das suas lentes fotocromáticas MiYOSMART Chameleon, recolhidos no seu Programa de Experiência Precoce (EEP). O objetivo do Programa é avaliar a aceitação das lentes MiYOSMART Chameleon, bem como obter informações sobre os hábitos dos utilizadores.  

Ler mais 28 Março 2024
InvestigaçãoLentes

Alcon com novas lentes para a presbiopia

O desenho PRECISION PROFILETM das lentes de contacto TOTAL30 TM Multifocal demonstrou proporcionar “adaptações previsíveis, com 96% ou mais de sucesso na adaptação com duas lentes ou menos”. As lentes de contacto multifocais TOTAL30TM já estão disponíveis em Portugal.

Ler mais 19 Fevereiro 2024
Lentes