Ver bem para conduzir melhor

Imagem da notícia: Ver bem para conduzir melhor

Os candidatos à emissão ou revalidação de carta ou de licença de condução devem ser sujeitos às indagações adequadas para assegurar que têm uma acuidade visual compatível com a condução de veículos a motor.

Se houver alguma razão para duvidar de que tenham uma visão adequada, os candidatos devem ser examinados pelo médico oftalmologista ou por um técnico com competências específicas para o efeito.

Aquando desse exame, a atenção deve incidir, nomeadamente, sobre a acuidade visual, o campo visual, a visão crepuscular, o encadeamento e a sensibilidade aos contrastes, a diplopia e as outras funções visuais que possam comprometer a condução em segurança.

Quando a acuidade visual for igual ou inferior aos limites mínimos definidos e nas situações de alguma deficiência, os candidatos ou condutores devem ser obrigatoriamente examinados pelo oftalmologista para avaliação das funções visuais que possam comprometer a condução em segurança.

A sua ótica colabora para este efeito?

23 Maio 2017
AtualidadeVisão

Ler edições anteriores

Notícias relacionadas

Até sempre José Maria, o mestre da ótica portuguesa

No verão passado, ouvimos José Maria Rodrigues, ao lado da sua mulher - Manuela Rodrigues, no Podcast Lente Indiscreta. Talvez uma das últimas conversas a que tivemos o privilégio de assistir antes da sua partida. O fundador da Sociel faleceu hoje, pelas 14h00, deixando a ótica portuguesa definitivamente mais pobre.

Ler mais 8 Abril 2026
Atualidade