Recomendações para assegurar a saúde ocular na utilização de LC no Halloween

Imagem da notícia: Recomendações para assegurar a saúde ocular na utilização de LC no Halloween

O Halloween (Dia das Bruxas) aproxima-se rapidamente e o visual perfeito requer muita imaginação, um guarda-roupa a rigor, uma dose generosa de maquilhagem, acessórios extravagantes e, em muitos casos, lentes de contacto (LC) coloridas. O uso de lentes de contacto, mesmo que por motivos cosméticos, exige que o utilizador recorra a um profissional da visão para avaliar as condições de viabilidade.

“Em períodos festivos como o Halloween é frequente assistir a um aumento da procura de lentes coloridas, o que demonstra que os utilizadores estão sensibilizados para os benefícios do recurso aos profissionais da visão, para assegurar a sua saúde ocular. O processo de adaptação de lentes de contacto deve ser conduzido por um profissional da visão, pois estão envolvidos vários fatores que devem ser considerados sob o risco de pôr em causa a saúde ocular, no momento da escolha da lente ideal”, afirmou Diana Lourenço, optometrista da Óptica Boavista, no Porto.

A Alcon recolheu um conjunto de recomendações para prevenir as consequências de uma utilização incorreta de lentes de contacto:

1. Lavar sempre as mãos. Antes de manusear, colocar ou retirar as lentes de contacto, as mãos devem estar bem lavadas com um sabão neutro que não contenha óleos, creme ou perfume e devem estar secas com uma toalha limpa.

2. No caso de utilizar cosméticos, a maquilhagem deve ser feita depois de colocar as lentes de contacto. Da mesma forma, só se deverá desmaquilhar depois de retirar as lentes de contacto.

3. Evitar produtos que contenham aerossol. Evite utilizar produtos como laca para o cabelo antes de colocar as lentes de contacto, pois o aerossol pode causar irritação e ardor nos olhos.

4. No caso de retocar a maquilhagem, não utilizar saliva; Nunca utilize saliva com as suas lentes de contacto.

5. Cuidar da higiene das lentes. É muito importante limpá-las corretamente com produtos de limpeza e manutenção após cada utilização. Enxaguá-las com uma solução desinfetante que elimine os depósitos de proteínas e lípidos que se possam ter acumulado.

6. Não dormir com as lentes de contacto. Depois da festa retire-as antes de se deitar.

7. Substituir as lentes de contacto de acordo com as indicações de uso dadas pelo profissional da visão. Se forem lentes reutilizáveis, deve realizar a limpeza e manutenção adequadas.

8. A hidratação do olho humano é essencial para a visão. Caso existam problemas de secura ocular, consultar um profissional da visão.

9. Comprar as lentes de contacto apenas em locais autorizados e sob a supervisão de um profissional da visão.

10. Não partilhar as lentes. As lentes de contacto são de uso individual.

Air Optix® Colors dão cor ao Halloween

Uma opção ideal para dar um novo colorido complementar o visual de Halloween e assegurar a boa saúde ocular são as lentes de contacto AIR OPTIX® COLORS sem graduação. As lentes de contacto AIR OPTIX® COLORS apresentam uma vasta gama de cores, que vai desde os tons mais subtis (Pure Hazel, Blue, Green, Grey, Brown) a cores mais vibrantes (Honey, Brilliant Blue, Gemstone, Green, Sterling Grey), ideais para destacar os seus olhos e fazer o contraste com a maquilhagem. A tecnologia exclusiva lentes de contacto AIR OPTIX® COLORS sem graduação permite uma elevada transmissibilidade ao oxigénio2, mantendo a saúde ocular. A Alcon também disponibiliza uma ferramenta online, em www.airoptixcolors.pt, onde pode experimentar toda a gama de cores e escolher a que mais se adequa à fantasia escolhida para o Halloween.

9 Outubro 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
Registe-se na OPÓTICA - Oporto Optical Summit 2024
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb
PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024

Notícias relacionadas

EssilorLuxottica participa na Reunião Anual da ARVO

A EssilorLuxottica vai participar na Reunião Anual de 2024 da Association for Research in Vision and Ophthalmology (ARVO) em Seattle, EUA, de 5 a 9 de maio, onde irá apresentar novos resultados dos estudos sobre os avanços na gestão da miopia com as lentes Essilor Stellest e sobre a gestão da luz.

Ler mais 25 Abril 2024
Atualidade

Blackfin é parceira de eventos de automobilismo em Canossa

Com a chegada do bom tempo, os prestigiados eventos automóveis organizados pela Canossa estão na linha de partida e a sua parceria com a Blackfin está de volta. Em 2024, a empresa de óculos é novamente parceira oficial de todas as corridas em que competem carros históricos ou supercarros modernos, em Itália e no estrangeiro.

Ler mais 23 Abril 2024
AtualidadeÓculos