Alergia ocular e a síndrome do olho seco

Imagem da notícia: Alergia ocular e a síndrome do olho seco

Continuação do artigo de João Rodrigues, publicado na ÓpticaPro 148.

Alergia

Uma alergia, na sua conceção original significa uma reação anormal (do grego al-estranho e ergos-força). Na conceção atual, alergia significa uma reação patológica no contacto com substâncias do meio ambiente que não provocam doença nos indivíduos normais.1 Esta será então uma reação anormal de elevada sensibilidade de tipo I/IV, fundamentalmente protetora do nosso sistema imunitário; sendo mediada por células e pelo anticorpo IgE (as imunoglobulinas da alergia).

Alergia Ocular

Existem vários tipos de alergia ocular cuja principal característica é o prurido ocular. Este pode ser ligeiro ou intenso dependendo a que outros sintomas estará associada, tal como a hiperemia conjuntival , ardor ocular, edema conjuntival, entre outros.A alergia sazonal afeta parte considerável da população, já que cerca de um terço das pessoas são afetadas pelo menos uma vez na vida. Apesar da forma mais comum de alergia ocular ser a conjuntivite alérgica, no caso aqui exposto não existem sinais nem sintomas de conjuntivite.

Saiba mais aqui!

7 Outubro 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Plano de contingência: comunicado HOYA

Carlos Matos, country manager da HOYA Portugal, dirige-se a todos os clientes e profissionais do setor, no seguimento do novo confinamento geral decretado pelo Governo.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeLentes

Novo confinamento: óticas mantêm portas abertas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, altura em que as óticas foram consideradas serviços essenciais e puderam abrir ao público.

Ler mais 14 Janeiro 2021
Atualidade