AIBILI lidera ensaio clínico a nível europeu

Imagem da notícia: AIBILI lidera ensaio clínico a nível europeu

A Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI), de Coimbra, vai coordenar um ensaio clínico, a nível europeu, para procurar um meio de “prevenir a perda de visão na diabetes”.

O ensaio, financiado pela União Europeia, visa encontrar um tratamento não invasivo para prevenir “a neurodegeneração retiniana e atrasar o seu desenvolvimento”, disse à agência Lusa José Cunha Vaz, presidente da AIBILI e coordenador da pesquisa.

“Estamos ainda em fase de estudo e num processo de procura”, sublinhou o especialista, acreditando, no entanto, no sucesso da investigação, pois “há dados científicos” que podem considerar-se “animadores”.

A investigação, que se prolongará durante dois anos e envolverá 11 centros europeus, avaliará a “segurança e eficácia do colírio (tendo por base dois medicamentos neuroprotetores) para tratar a retinopatia na sua fase inicial”.

Esta doença ocular atinge perto de 30 por cento dos diabéticos e a longo prazo conduz a uma perda severa da visão ou mesmo à cegueira.

O ensaio clínico integra-se num projeto desenvolvido pelo Consórcio Europeu para o Tratamento Precoce da Retinopatia Diabética (Eurocondor), em que participam 17 hospitais, universidades e centros de investigação de oito países europeus, dirigido pelo Instituto de Investigação do Hospital del Vall Hebrón, de Barcelona.

A seleção do AIBILI para coordenar o ensaio clínico não surpreendeu José Cunha Vaz, pois, sublinha, a instituição a que preside “é mais reconhecida a nível internacional do que no plano nacional, como, aliás, sucede com alguns outros centros de investigação portugueses”.

 

 

20 Fevereiro 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
.....nome do evento, marca, etc.....
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas