Óculos especiais que curam daltonismo

Um grupo de cientistas criou um modelo de óculos de alta tecnologia que ajudam os daltónicos a distinguir certas cores.
A invenção, da autoria do instituto de investigação norte-americano 2AI Labs, foi criada com base em anos de pesquisas sobre o modo como a visão dos seres humanos evoluiu. Os óculos são capazes de dar pela primeira vez às pessoas que não diferenciam certos tons de vermelho e verde a oportunidade de conseguirem distinguir este espetro cromático.
O laboratório criou diversos modelos de óculos com lentes “Oxy-Iso” que permitem ver “sangue oxigenado” na pele, e os autores acreditavam que a invenção poderia ajudar no campo da medicina, em tarefas como encontrar veias (para doação de sangue) ou para localizar ferimentos nos pacientes.
“Se apertarmos a mão e soltarmos, poderemos ver manchas amarelas nos sítios onde o sangue foi espremido e manchas avermelhadas e roxas nos locais onde o sangue se está a acumular”, explicou ao Times Mark Changizi, neurobiologista evolucionário responsável pelo projecto.
Daniel Bor, da Universidade de Sussex, afirmou que os óculos permitiram-lhe completar o teste de cores “Ishihara Colour Test”, onde os utilizadores são confrontados com pratos que apresentam pontos coloridos.
22 Fevereiro 2013
Atualidade