Óculos especiais que curam daltonismo

Imagem da notícia: Óculos especiais que curam daltonismo

Um grupo de cientistas criou um modelo de óculos de alta tecnologia que ajudam os daltónicos a distinguir certas cores.

A invenção, da autoria do instituto de investigação norte-americano 2AI Labs, foi criada com base em anos de pesquisas sobre o modo como a visão dos seres humanos evoluiu. Os óculos são capazes de dar pela primeira vez às pessoas que não diferenciam certos tons de vermelho e verde a oportunidade de conseguirem distinguir este espetro cromático.

O laboratório criou diversos modelos de óculos com lentes “Oxy-Iso” que permitem ver “sangue oxigenado” na pele, e os autores acreditavam que a invenção poderia ajudar no campo da medicina, em tarefas como encontrar veias (para doação de sangue) ou para localizar ferimentos nos pacientes.

“Se apertarmos a mão e soltarmos, poderemos ver manchas amarelas nos sítios onde o sangue foi espremido e manchas avermelhadas e roxas nos locais onde o sangue se está a acumular”, explicou ao Times Mark Changizi, neurobiologista evolucionário responsável pelo projecto.

Daniel Bor, da Universidade de Sussex, afirmou que os óculos permitiram-lhe completar o teste de cores “Ishihara Colour Test”, onde os utilizadores são confrontados com pratos que apresentam pontos coloridos.

 

 

22 Fevereiro 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble

Notícias relacionadas

UPOOP anuncia formação para 2022

A sessão prática em Neuro Optometria é o primeiro curso a ser anunciado para o próximo ano, do programa de Formação Contínua em Optometria (FCO).

Ler mais 29 Novembro 2021
AtualidadeEventos e formaçãoVisão

ÓpticaPro 221

A ÓpticaPro 221, edição que destaca na capa Ana e André Dominguez e Raquel Cotovio, da Ofetal Ópticas, está disponível para consulta online.

Ler mais 24 Novembro 2021
AtualidadeRevista