Óculos especiais que curam daltonismo

Imagem da notícia: Óculos especiais que curam daltonismo

Um grupo de cientistas criou um modelo de óculos de alta tecnologia que ajudam os daltónicos a distinguir certas cores.

A invenção, da autoria do instituto de investigação norte-americano 2AI Labs, foi criada com base em anos de pesquisas sobre o modo como a visão dos seres humanos evoluiu. Os óculos são capazes de dar pela primeira vez às pessoas que não diferenciam certos tons de vermelho e verde a oportunidade de conseguirem distinguir este espetro cromático.

O laboratório criou diversos modelos de óculos com lentes “Oxy-Iso” que permitem ver “sangue oxigenado” na pele, e os autores acreditavam que a invenção poderia ajudar no campo da medicina, em tarefas como encontrar veias (para doação de sangue) ou para localizar ferimentos nos pacientes.

“Se apertarmos a mão e soltarmos, poderemos ver manchas amarelas nos sítios onde o sangue foi espremido e manchas avermelhadas e roxas nos locais onde o sangue se está a acumular”, explicou ao Times Mark Changizi, neurobiologista evolucionário responsável pelo projecto.

Daniel Bor, da Universidade de Sussex, afirmou que os óculos permitiram-lhe completar o teste de cores “Ishihara Colour Test”, onde os utilizadores são confrontados com pratos que apresentam pontos coloridos.

 

 

22 Fevereiro 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
.....nome do evento, marca, etc.....
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

“São 25 anos sempre com a missão de servir a Ergovisão”

Emídio Rodrigues é CEO do grupo Ergovisão e completou, este ano, 25 anos de carreira. Numa conversa com a ÓpticaPro, Emídio Rodrigues falou sobre a empresa, o trajeto profissional, as memórias e aprendizagens neste quarto de século de carreira, bem como da previsão para o futuro. O dia 1 de maio de 1996 marcou o início desta “história recheada de momentos”.

Ler mais 11 Junho 2021
AtualidadeEntrevistasRevista

Xperio – as lentes solares da Essilor

Rebranding, ligação emocional com os consumidores, reposicionamento da marca e novas soluções para o cliente, foram as novidades que a Essilor apresentou em formato digital para os profissionais e os media. A ÓpticaPro esteve lá e descreve-lhe algumas das novidades apresentadas.

Ler mais 11 Junho 2021
AtualidadeLentes

“Erros refrativos não compensados”, uma reflexão da Essilor

Para a Essilor “a taxa de renovação de óculos graduados é assustadoramente alongada no tempo, sendo, em Portugal, os 4/5 anos um valor perfeitamente enquadrado com a realidade”. o tema levanta dúvidas desde se “teremos a noção da alteração visual que o nosso sistema pode ter nesse período?” Perguntas que levam a respostas num artigo da grupo ótico.

Ler mais 10 Junho 2021
AtualidadeCuriosidade