Ser generoso dá anos de vida!

Imagem da notícia: Ser generoso dá anos de vida!

A conclusão é de um estudo norte-americano conduzido pelas Universidades de Stony Brook, de Buffalo e de  Grand Valley State: quem ajuda o próximo tem menos probabilidade de morrer quando confrontado com situações de stress.

Foram inquiridas 846 pessoas sobre episódios stressantes que tiveram no ano anterior, desde a descoberta de doenças graves, assaltos, desemprego, dificuldades financeiras ou morte de familiares.

As mesmas pessoas revelaram também o tempo que tinham gasto, nos últimos 12 meses, a ajudar amigos, vizinhos ou membros da família com quem não viviam.

Analisados os resultados “ajudar os outros reduz a taxa de mortalidade (de quem dá apoio)”, afirma o coordenador do estudo Michael Poulin. E acrescenta ainda que “os benefícios da generosidade derivam, especificamente, de processos que aliviam o stress”.

Apesar disso, os autores do estudo não conseguiram verificar se os mesmos benefícios se estendem aos indivíduos ajudados, contribuindo para que estes se tornem mais resistentes a situações de stress.

 

15 Fevereiro 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

OcularEyeCare celebra 19 anos

Luís Vieira, responsável pela empresa, revela que, 19 anos depois, continuam com "a mesma vontade de aprender, de partilhar conhecimento, de fazer melhor e de olhar para o futuro com entusiasmo".

Ler mais 8 Setembro 2026
Atualidade

Wells lança CLON

Sob o mote "clip on, clip off", a CLON propõe uma forma inovadora de olhar para os óculos graduados: um único par que acompanha ao longo de todo o dia, adaptando-se a diferentes contextos através de um simples gesto, sem necessidade de trocas.

Ler mais 2 Setembro 2026
Atualidade