Implante com células estaminais pode reparar visão

Imagem da notícia: Implante com células estaminais pode reparar visão

Um grupo de investigadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, criou um implante biodegradável que poderá ajudar as pessoas a reparar e recuperar a visão.

De acordo com as agências de notícias internacionais, esta espécie de “lentes de contacto”, enriquecida por células estaminais, imita as características estruturais do olho.

A equipa de cientistas concluiu que, quando colocado no olho, este novo implante faz com que as células estaminais se multipliquem permitindo ao organismo tratar, por si próprio, os danos da córnea. Os danos da córnea são, geralmente, tratados por transplantes ou “transfusão” de células estaminais para o interior do olho, no entanto, nem sempre os resultados são os que se pretendem já que os olhos, por vezes, não retêm as células estaminais.

Uma realidade que poderá vir a alterar-se agora visto que, além do implante, os investigadores criaram também um método para produzir a membrana que tem papel fundamental para que as células estaminais cheguem onde devem chegar.

14 Dezembro 2012
Atualidade

Notícias relacionadas

Novembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de novembro de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 2 Dezembro 2020
Atualidade

Óticas estão incluídas no Programa Apoiar.pt

Já pode registar a sua empresa ou organização no Balcão Portugal 2020, caso pretenda requerer o novo apoio dirigido aos negócios mais afetados pela pandemia Covid-19, nomeadamente na área do comércio.

Ler mais 27 Novembro 2020
Atualidade