Vitaminas a mais podem prejudicar a saúde

Imagem da notícia: Vitaminas a mais podem prejudicar a saúde

Os suplementos alimentares fornecem nutrientes, vitaminas e outras substâncias ao organismo em situações em que a alimentação não é capaz de suprir as necessidades de forma adequada.

Os polivitamínicos são os mais conhecidos, mas a diversidade de produtos existentes é tão extensa quanto os efeitos e benefícios prometidos pelos seus fabricantes. No entanto, os especialistas alertam que os efeitos da sobredosagem de vitaminas podem ser piores que os da ausência delas.

Há vários tipos de suplementos além dos polivitamínicos: os hipercalóricos (destinados para quem precisa de ganhar peso), os proteicos (para aumento da massa muscular, muito populares nos ginásios), e os hormonais (para reposição hormonal e outras prescrições).

Apesar de serem benéficos, quando usados sem prescrição médica os suplementos podem fazer mal à saúde.
A ingestão excessiva das vitaminas A e D, pode provocar um envenenamento vitamínico, uma vez que estas poderão acumular-se no organismo.

Também é preciso considerar a influência de outros medicamentos, doenças preexistentes e condições gerais de saúde. Doses elevadas de vitamina E podem aumentar o risco de hemorragia em cardiopatas que utilizam anticoagulantes.

Os especialistas defendem que todas as substâncias necessárias à manutenção e funcionamento do organismo podem ser obtidas através das refeições, que são a fonte mais saudável.

13 Dezembro 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
.....nome do evento, marca, etc.....
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas