“Portugal é a nossa ponte para a Europa”

Imagem da notícia: “Portugal é a nossa ponte para a Europa”

ÓpticaPro: A A&A Optical esteve sempre ligada ao mercado americano. De onde surge o interesse por Portugal?

Emma Jacquier: De facto, a empresa começou por se desenvolver na América. Contudo, os nossos planos a longo prazo incluíam a aposta em território europeu, pelo aumento de oportunidades de negócio nesse mercado. Surgiu então a possibilidade de nos estabelecermos em Lisboa, para servir melhor os clientes europeus e elevar a nossa imagem para uma escala mais global. Ou seja, Portugal é a nossa ponte para a Europa. Depois de nos posicionarmos aqui, queremos conquistar a Espanha e a França.

 

OP: Considerando a forte implementação de marcas europeias em Portugal, qual a estratégia que prevêem para a conquista dos ópticos lusos?

EJ: A A&A Optical apresenta produtos de grande qualidade, com traços modernos e coloridos, que chamam certamente a atenção dos portugueses. Além disso, cobrimos todos os segmentos do mercado. Aliás, a colecção XXL da marca revela óculos em tamanho grande, respondendo assim às necessidades de todos os homens. Por outro lado, implementaremos uma acção de formação para os colaboradores de ópticas, nomeadamente ao nível da decoração de montras, organização de feiras e eventos. Aproximarmo-nos dos profissionais torna-se essencial para atingirmos eficazmente o consumidor final.

 

OP: Com a revista interna da empresa demonstram uma forte aposta na comunicação. Será este o caminho a seguir na conquista da Europa?

EJ: Sim, uma comunicação forte é essencial. Depois de sedeados em Portugal, a ideia é atender todo o mercado europeu, estabelecendo ligação com os padrões já definidos no continente americano. Ou seja, na Europa queremos manifestar-nos também através de ‘newsletters’, publicidade, notas de imprensa e promoções. O mais importante baseia-se no nosso envolvimento com causas sociais, à semelhança do que já fazemos na América com a Fundação Susan G. Komer para a luta contra o cancro da mama.

 

OP: Como se desenvolveu a A&A Optical até aos dias de hoje?

EJ: Tudo começou há cerca de 40 anos pelas mãos de Alex e Agnes Liener, daí a explicação para a sigla A&A. O casal iniciou uma operação de distribuição de armações em Dallas, no estado do Texas. Três anos mais tarde, criaram as suas primeiras colecções. Desde 1998, o seu filho Robert Liener assume a presidência da empresa, impulsionando o crescimento exponencial da A&A Optical. Como forma de restituir todo o sucesso que alcançou com o negócio, o actual presidente da empresa associou-se à Fundação Susan G. Komen, através da contribuição anual com dádivas monetárias. A A&A Optical assume-se hoje como uma empresa sólida, que presta um serviço de excelência e dispõe de colecções ‘eyewear’ de qualidade garantida.

1 Março 2010
Entrevistas

PUBLICIDADE
Bausch+Lomb
PUBLICIDADE
MIDO
Ler edições anteriores

Notícias relacionadas

António Alves: “A ótica é a minha vida”

Com mais de três décadas dedicadas ao setor, António Alves fala da ótica com a mesma paixão de quem começa todos os dias de novo. Para o líder da Opticalia em Portugal, marca que já conquistou notoriedade superior a 70% e soma mais de 260 lojas, o desafio é claro: “continuar a criar emoção e confiança em cada olhar”.

Ler mais 3 Outubro 2025
Entrevistas

“O princípio base é o da continuidade”

Foi a 4 de junho que a Assembleia Geral da Associação Nacional dos Ópticos (ANO) se reuniu para a votação do Relatório de Actividades e Contas 2024 e para a eleição de novos órgãos sociais para o triénio 2025/27. Falámos com José Carlos Cardoso, o novo presidente da ANO, que nos traçou o plano de ação para os próximos dois anos. 

Ler mais 25 Setembro 2025
Entrevistas

Luís Miguel Alves em entrevista

Luís Miguel Alves, responsável pela MultiOpticas Bragança, falou com ÓpticaPro sobre o seu percuso e as influências do avô. Uma entrevista cativante, que toca profundamente as nossas emoções mais íntimas, despertando reflexões e sentimentos que nos fazem questionar e reavaliar o nosso propósito de vida.

Ler mais 1 Setembro 2025
Entrevistas