Lentes bifocais atenuam miopia

Imagem da notícia: Lentes bifocais atenuam miopia

A progressão da miopia pode reduzir-se até 55 por cento com o uso de lentes bifocais, quando comparadas com as monofocais. Segundo um estudo publicado no jornal Archives of Ophthalmology, analisou-se durante dois anos o efeito das bifocais em 135 crianças chinesas, com cerca de dez anos e com altas taxas de avanço da miopia.

A amostra dividiu-se em três grupos, de acordo com as lentes usadas, nomeadamente monofocais, bifocais e bifocais com prisma. No início do estudo, a miopia das crianças rondava as três dioptrias. Ao longo da investigação, aquelas que usaram monofocais tiveram uma progressão de 1,55 dioptrias por ano, enquanto as das bifocais e bifocais com prisma obtiveram um aumento de 0,96 e 0,7, respectivamente. A pesquisa mostra que com as lentes bifocais, os míopes precisam de esforçar-se para ver ao perto e, segundo os investigadores, este empenho ajuda a diminuir a progressão da miopia.

16 Julho 2010
Atualidade

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

CooperVision lança MADE BETTER™

A CooperVision anunciou o lançamento da sua iniciativa MADE BETTER™ – uma nova plataforma global de sustentabilidade centrada em escolhas mais inteligentes e sustentáveis.

Ler mais 17 Junho 2026
Atualidade

Alcon nomeia David Melki como novo Franchise Head de Vision Care

A Alcon anunciou, no início de junho, a nomeação de David Melki como novo Franchise Head de Vision Care em Espanha e Portugal, cargo que ocupa desde maio. Neste novo papel, David lidera a estratégia e o desenvolvimento do negócio da Alcon na área da contactologia e do tratamento do olho seco no mercado ibérico.

Ler mais 16 Junho 2026
Atualidade