“Somos apaixonados pela ótica”

Imagem da notícia: “Somos apaixonados pela ótica”

Ana Paula Verdade e António Almeida são os rostos da Aliópticas, uma empresa sediada em Anadia que passou a integrar o grupo Opticalia no início de 2017. Deslocámo-nos até à loja da Mealhada para conhecer um pouco melhor este casal empreendedor.

Qual é a vossa história?

António Almeida: O meu percurso na ótica já é bastante longo. Entrei nesta área com 14 anos, para apoiar o meu pai, numa época em que era comum as lojas terem ótica e ourivesaria no mesmo espaço. E isto aconteceu há mais de três décadas. Há cerca de 22 anos decidi começar o negócio por conta própria e foi quando se deu a separação. O meu pai continuou com a ourivesaria e eu abracei a ótica. Na altura ficou com a designação Óptica Almeida, o nome de família. Instalei-me em Anadia, porque sou um filho da terra e gosto destas gentes. Passados oito meses, propuseram-me abrir a segunda, mas em Castro Daire, distrito de Viseu. No entanto, surgiu a oportunidade de vender essa ótica e, como as distâncias eram longas, não hesitei. Não hesitei porque também já tinha outra proposta na Mealhada, bem mais perto. E assim foi, fiz o negócio. Fomos evoluindo ao longo dos anos e, em 2011, mudámos o nome para Aliópticas. A viragem maior deu-se no início deste ano, com a entrada no grupo Opticalia.

Ana Paula Verdade: Eu sou de uma área completamente distinta, a engenharia civil. Trabalhei um ano e meio como engenheira, mas não me identificava com a profissão. Quando casei com o António, há cerca de 20 anos, comecei a inserir-me no ramo da ótica e apaixonei-me. Fiz várias formações relacionadas com a área e lancei-me de cabeça neste projeto. A Aliópticas é uma empresa a dois.

Leia mais na ÓpticaPro 167.

17 Abril 2017
Entrevistas

Notícias relacionadas

APLO apresenta uma “Visão de Futuro” para a optometria

Nos dias 3 e 4 de outubro, a Figueira da Foz transforma-se no ponto de encontro da comunidade optométrica portuguesa. Em entrevista, João Caetano e Rute Araújo desvendam o que podemos esperar das Conferências Abertas de Optometria, organizadas pela Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO).

Ler mais 14 Setembro 2026
Entrevistas

Opticalia ABC da Óptica, uma visão com propósito  

Num setor historicamente dividido entre a lógica clínica e a pressão comercial, há quem esteja a traçar um caminho diferente. A Opticalia ABC da Óptica nasceu da escolha consciente de não ir onde havia mais mercado, mas onde havia mais necessidade.

Ler mais 17 Junho 2026
Entrevistas