Congresso de Optometria reúne mais de três centenas de profissionais em Lisboa 

Imagem da notícia: Congresso de Optometria reúne mais de três centenas de profissionais em Lisboa 

Com o tema “Os Caminhos da Optometria como Ciência e Profissão em Portugal e no Mundo”, o XXVII Congresso Internacional de Optometria e Contactologia organizado pela UPOOP, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, entre 14 e 16 de março de 2025, destacou-se pela diversidade de temáticas abordadas e pelo compromisso em reforçar o papel essencial da optometria na promoção da saúde visual em todo o país. Henrique Nascimento, presidente da UPOOP, faz um balanço do evento à ÓpticaPro. 

Qual foi a principal motivação para a escolha do tema “Os Caminhos da Optometria como Ciência e Profissão em Portugal e no Mundo”? 

Chegados ao primeiro quarto do século XXI e tendo a optometria cinco quartos de século ainda se depara com muitas dúvidas e inconstâncias que já deviam estar resolvidas. A optometria já deu provas evidentes que nos países em que enveredou para níveis elevados de formação é uma profissão com a qual os habitantes desses países não conseguirão passar sem ela. Por outro lado, a abrangência do ato optométrico é tal que a formação permanente é incontornável, a necessidade de não descurar as mais diferentes “armas” que temos para tornar a vida das populações, no que à visão diz respeito, muito melhor, foi o mote. 

Qual é o balanço que fazem do evento? Quantos participantes conseguiram alcançar? 

O balanço é ótimo. Desde que sou presidente da UPOOP, juntamente com os meus colegas de direção, temos tentado voltar a fazer os nossos congressos cada vez melhores e com inovações de ano para ano. Este foi o que teve mais pessoas envolvidas, cerca de 350. 

Leia a entrevista completa na ÓpticaPro 264.

20 Maio 2025
Eventos

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

Grupo Brodheim assinala 80 anos

A 27 de março, o Grupo Brodheim reuniu cerca de 400 colaboradores para celebrar oito décadas de história, numa noite que ficará na memória de todos os que estiveram presentes.

Ler mais 24 Abril 2026
EventosGrupos de ótica

Inscrições abertas para o CIOCV 2026

Já se encontram abertas as inscrições para o Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão (CIOCV 2026), que terá lugar nos dias 30 e 31 de maio, no Espaço Vita, em Braga.

Ler mais 24 Abril 2026
AtualidadeEventos