Congresso de Optometria reúne mais de três centenas de profissionais em Lisboa
Com o tema “Os Caminhos da Optometria como Ciência e Profissão em Portugal e no Mundo”, o XXVII Congresso Internacional de Optometria e Contactologia organizado pela UPOOP, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, entre 14 e 16 de março de 2025, destacou-se pela diversidade de temáticas abordadas e pelo compromisso em reforçar o papel essencial da optometria na promoção da saúde visual em todo o país. Henrique Nascimento, presidente da UPOOP, faz um balanço do evento à ÓpticaPro.
Qual foi a principal motivação para a escolha do tema “Os Caminhos da Optometria como Ciência e Profissão em Portugal e no Mundo”?
Chegados ao primeiro quarto do século XXI e tendo a optometria cinco quartos de século ainda se depara com muitas dúvidas e inconstâncias que já deviam estar resolvidas. A optometria já deu provas evidentes que nos países em que enveredou para níveis elevados de formação é uma profissão com a qual os habitantes desses países não conseguirão passar sem ela. Por outro lado, a abrangência do ato optométrico é tal que a formação permanente é incontornável, a necessidade de não descurar as mais diferentes “armas” que temos para tornar a vida das populações, no que à visão diz respeito, muito melhor, foi o mote.
Qual é o balanço que fazem do evento? Quantos participantes conseguiram alcançar?
O balanço é ótimo. Desde que sou presidente da UPOOP, juntamente com os meus colegas de direção, temos tentado voltar a fazer os nossos congressos cada vez melhores e com inovações de ano para ano. Este foi o que teve mais pessoas envolvidas, cerca de 350.
Leia a entrevista completa na ÓpticaPro 264.
20 Maio 2025
Eventos e Formação

