Lorraine Berton é a nova presidente da ANFAO

Imagem da notícia: Lorraine Berton é a nova presidente da ANFAO

Lorraine Berton é a nova presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Artigos Ópticos (ANFAO). A nova presidente é a primeira mulher a ocupar o cargo nos próximos quatro anos, sucedendo a Giovanni Vitaloni, presidente desde 2017. A nomeação foi feita na reunião de fim de ano, na Scuola Grande della Misericordia em Veneza.

Foi também nomeada a nova direção, composta pelos vice-presidentes Sabrina Paulon e Massimo Barberis, Davide Degl’Incerti Tocci presidente do grupo de Lentes da ANFAO, Nicola Belli e Michele Gasparini, presidentes do grupo de jovens da ANFAO. Ao conselho de administração juntar-se-ão outros delegados para atividades específicas: Enrico Tormen, Renato Sopracolle e Paolo Pettazzoni foram confirmados na comissão técnica, Eurom1 e comissão de proteção da visão, respetivamente.

“Transparência, envolvimento, inovação e qualidade são os valores fundamentais dos presidentes que me antecederam e fazem parte da minha experiência na Confindustria desde o início. A minha missão é continuar este caminho de excelência, reforçando estes conceitos e adaptando-os aos desafios que o nosso sector e o mundo em geral nos colocam e colocarão nos próximos quatro anos. O programa da equipa que vou liderar é o resultado de uma análise aprofundada do que vivemos e enfrentámos no passado recente”, disse a recém eleita.

E acrescentou: “aprendemos que o ritmo do mercado já não é o único elemento a ter em conta; temos de lidar com a ‘estabilidade da incerteza’ e reconhecer a ligação cada vez mais evidente entre o ambiente, a economia, a política e a sociedade. Neste contexto, temos de nos empenhar seriamente numa transição constante para o desenvolvimento sustentável”.

No que diz respeito ao programa apresentado, foram identificadas várias direções principais que definirão a estratégia do conselho de administração da ANFAO 2023-2027. Estas centrar-se-ão principalmente na valorização da produção e do Made in Italy, bem como da Associação no seu conjunto. Será feito um forte empenho na consolidação das relações laborais, com especial incidência na formação.

As relações institucionais nacionais e internacionais serão reforçadas, e a tónica será colocada no acompanhamento do mercado nacional e no reforço das ligações da associação com a distribuição e a profissão médica. O acompanhamento da normalização e certificação e o incremento da análise de mercado e da internacionalização serão igualmente importantes.

Outro ponto fundamental é atrair jovens empreendedores e trabalhar numa ótica de inovação e digitalização. Será dada especial atenção à sustentabilidade, à assistência às empresas e à adoção de uma política industrial em termos de ESG.

12 Dezembro 2023
Atualidade

Notícias relacionadas

Morabeza Solidária 2026: óticas também podem ajudar

A SFRAA – Sociedade Filarmónica de Apoio Social e Recreio Artístico da Amadora está a promover a campanha Morabeza Solidária 2026. "No âmbito da iniciativa, estão a mobilizar empresas e profissionais do setor ótico para reforçar a componente de saúde visual infantil das crianças na Ilha de Santiago, Cabo Verde.

Ler mais 25 Setembro 2026
Atualidade

MultiOpticas marca presença no Rossio Fashion Day

A Praça D. Pedro IV, no Rossio, transforma-se numa passerelle a céu aberto para receber hoje, pelas 18h30, mais uma edição do Rossio Fashion Day. A MultiOpticas vai ser uma das marcas presentes na iniciativa promovida pela Associação de Dinamização da Baixa Pombalina (ADBP), da qual faz parte.

Ler mais 24 Setembro 2026
Atualidade

Indústria dos Óculos evolui para idO

Após 13 anos de percurso no mercado nacional, a Indústria dos Óculos anunciou uma reformulação profunda da sua identidade corporativa, passando a apresentar-se ao mercado sob a marca idO.

Ler mais 17 Setembro 2026
Atualidade