Rolf Spectacles: óculos de feijão levam a Prémio Verde Europeu para Coleção Sustentável
Feijões, sustentabilidade e impressão 3D, é a receita da Rolf Spectacles para um design artesanal de óculos à base de feijão vegetal, criados no vale tirolês de Lechtal, Austria.
Graças à impressão 3D e à dobradiça patenteada Flexlock, impressa ao mesmo tempo que a moldura, as armações não têm parafusos, são resistentes e de baixa manutenção.
A tecnologia aliada ao material utilizado para criar estes óculos, permitiu à empresa austríaca alcançar o Troféu de Ouro do European Green Award.
“O objetivo do Prémio Verde Europeu é apoiar soluções sustentáveis excecionais e designers sustentáveis”, explica Andrea Grimm, co-fundadora do Instituto Europeu de Sustentabilidade Aplicada.
Como base para os 23 desenhos de molduras da ‘coleção de substâncias’, a Rolf Spectacles utiliza feijões de uma espécie da família Euphorbiaceae. Na forma em pó, a produção cumpre os requisitos técnicos, assim como, as credenciais de sustentabilidade.
“As plantas são cultivadas em climas tropicais sem qualquer tipo de engenharia genética, não competem com as culturas alimentares, e podem crescer muito alto, muito rapidamente”, explica Roland Wolf.
Para o CEO da empresa “a sustentabilidade tem sido um tema importante para nós há mais de dez anos, e temos trabalhado com recursos naturais locais e técnicas artesanais desde o início”.
A Rolf Spectacles orgulha-se de “manusear cuidadosamente cada moldura, de uma criação única”, onde cada moldura é um “original inconfundível”.
1 Junho 2021
AtualidadeÓculos

