Já são conhecidos os finalistas do Sergio Cereda Eyewear Design Award

Imagem da notícia: Já são conhecidos os finalistas do Sergio Cereda Eyewear Design Award

Sergio Cereda Eyewear Design Award anunciou os 10 finalistas da edição de 2026, escolhidos entre 101 candidaturas de estudantes de design de todo o mundo. O prémio, que celebra a visão e o legado de Sergio Cereda, distingue jovens talentos do design de óculos e será entregue durante a MIDO, no próximo dia 31 de janeiro, em Milão.

Criado pelo empresário Harvey Ross em homenagem ao seu amigo e parceiro de longa data, o concurso é promovido pela Viva Ross Family Foundation, em parceria com a MIDO e a família Cereda. Este ano, o desafio foi criar óculos inspirados no espírito olímpico, combinando performance para desportos de inverno, resistência a condições extremas e um design contemporâneo — refletindo o duplo palco que Itália acolhe este ano: o MIDO e os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026.

“Fiquei profundamente comovido com a resposta dos jovens designers. O Sergio teria ficado muito orgulhoso”, afirmou Harvey Ross, fundador do prémio. “Ele acreditava que o design de óculos devia ser vivido de forma prática, desde o material até ao protótipo final. A missão da nossa fundação é garantir que o seu nome continue a inspirar futuras gerações”, acrescenta.

Os Top 10 finalistas de 2026 são:

  • Elisa Albertini, LABA | Libera Accademia di Belle Arti di Brescia (Itália)
  • Connor Bybee, Savannah College of Art and Design (EUA)
  • Anping Chu, Istituto Marangoni Milano Design School (Itália)
  • Gustav Craft, Istituto Marangoni (Itália)
  • Camille Ferreira, Istituto Marangoni Milano (Itália)
  • Megan Broad Merkel, Savannah College of Art and Design (EUA)
  • Mahra Mustafa, Istituto Marangoni Milano Design (Itália)
  • Alessandro Oberti, LABA (Itália)
  • Giada Tosana, LABA | Libera Accademia di Belle Arti di Brescia (Itália)
  • Leon Voegtle, Muthesius Kunsthochschule Kiel (Alemanha)

Os três vencedores serão anunciados ao vivo no dia 31 de janeiro, às 16h00, no Vision Stage, Hall 1 da MIDO. Serão atribuídos prémios monetários de 10.000, 5.000 e 2.500 dólares aos três primeiros classificados. As criações vencedoras estarão também em exposição no Vision Stage Lounge, ao lado de protótipos originais e esboços de arquivo de Sergio Cereda, num diálogo entre legado e inovação.

Para Lorraine Berton, presidente da MIDO e da ANFAO, “este prémio reflete o verdadeiro espírito da MIDO — o ponto de encontro entre o património, a inovação e a visão do futuro”. Já Stefania Cereda Oppermann, filha de Sergio Cereda e consultora de design na EssilorLuxottica North America, destacou “a profundidade e o respeito pela arte do design demonstrados pelos participantes”.

O júri internacional foi composto por Harvey Ross, Stefania Cereda Oppermann, Caterina Cereda, Lorraine Berton, David Friedfeld (ClearVision Optical), Giovanni Vitaloni (VANNI Eyewear) e Bruno Palmegiani, refletindo a diversidade e a excelência do panorama mundial da ótica.

28 Janeiro 2026
Atualidade

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
MIDO

Notícias relacionadas