Já são conhecidos os finalistas do Sergio Cereda Eyewear Design Award
O Sergio Cereda Eyewear Design Award anunciou os 10 finalistas da edição de 2026, escolhidos entre 101 candidaturas de estudantes de design de todo o mundo. O prémio, que celebra a visão e o legado de Sergio Cereda, distingue jovens talentos do design de óculos e será entregue durante a MIDO, no próximo dia 31 de janeiro, em Milão.
Criado pelo empresário Harvey Ross em homenagem ao seu amigo e parceiro de longa data, o concurso é promovido pela Viva Ross Family Foundation, em parceria com a MIDO e a família Cereda. Este ano, o desafio foi criar óculos inspirados no espírito olímpico, combinando performance para desportos de inverno, resistência a condições extremas e um design contemporâneo — refletindo o duplo palco que Itália acolhe este ano: o MIDO e os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026.
“Fiquei profundamente comovido com a resposta dos jovens designers. O Sergio teria ficado muito orgulhoso”, afirmou Harvey Ross, fundador do prémio. “Ele acreditava que o design de óculos devia ser vivido de forma prática, desde o material até ao protótipo final. A missão da nossa fundação é garantir que o seu nome continue a inspirar futuras gerações”, acrescenta.
Os Top 10 finalistas de 2026 são:
- Elisa Albertini, LABA | Libera Accademia di Belle Arti di Brescia (Itália)
- Connor Bybee, Savannah College of Art and Design (EUA)
- Anping Chu, Istituto Marangoni Milano Design School (Itália)
- Gustav Craft, Istituto Marangoni (Itália)
- Camille Ferreira, Istituto Marangoni Milano (Itália)
- Megan Broad Merkel, Savannah College of Art and Design (EUA)
- Mahra Mustafa, Istituto Marangoni Milano Design (Itália)
- Alessandro Oberti, LABA (Itália)
- Giada Tosana, LABA | Libera Accademia di Belle Arti di Brescia (Itália)
- Leon Voegtle, Muthesius Kunsthochschule Kiel (Alemanha)
Os três vencedores serão anunciados ao vivo no dia 31 de janeiro, às 16h00, no Vision Stage, Hall 1 da MIDO. Serão atribuídos prémios monetários de 10.000, 5.000 e 2.500 dólares aos três primeiros classificados. As criações vencedoras estarão também em exposição no Vision Stage Lounge, ao lado de protótipos originais e esboços de arquivo de Sergio Cereda, num diálogo entre legado e inovação.
Para Lorraine Berton, presidente da MIDO e da ANFAO, “este prémio reflete o verdadeiro espírito da MIDO — o ponto de encontro entre o património, a inovação e a visão do futuro”. Já Stefania Cereda Oppermann, filha de Sergio Cereda e consultora de design na EssilorLuxottica North America, destacou “a profundidade e o respeito pela arte do design demonstrados pelos participantes”.
O júri internacional foi composto por Harvey Ross, Stefania Cereda Oppermann, Caterina Cereda, Lorraine Berton, David Friedfeld (ClearVision Optical), Giovanni Vitaloni (VANNI Eyewear) e Bruno Palmegiani, refletindo a diversidade e a excelência do panorama mundial da ótica.

28 Janeiro 2026
Atualidade

