“Temos sempre em mente fazer o melhor pelos nossos clientes”
A abertura da primeira loja franchisada da Óculos Para Todos, em Vila Real, assinala um novo passo na expansão da marca. Em entrevista à ÓpticaPro, o CEO Alexandre Lopes explica como o franchising permitirá aproximar a empresa dos consumidores de várias regiões, mantendo o modelo “smart cost” que combina preços justos, qualidade e uma experiência de compra diferenciada.
A primeira loja franquiada da Óculos Para Todos abriu em outubro em Vila real. Qual é o vosso plano neste patamar?
Temos sempre em mente fazer o melhor pelos nossos clientes enquanto marca de consumo, mas também levar em conta as críticas e opiniões que eles nos dão. Recebemos imensas mensagens a perguntar sobre a localização das nossas lojas e reparamos que uma grande percentagem delas advém de consumidores que residem longe dos nossos pontos de venda no Porto e Lisboa. Temos clientes que fazem 200 quilómetros para virem às nossas lojas e este novo modelo de negócio vai-nos permitir estar mais perto desses clientes, fazendo com que, cada vez mais, o consumidor português olhe para nós como alternativa válida e de qualidade para adquirir os seus produtos e serviços óticos. Neste sentido, pensamos o franshising como uma possibilidade. Além da resposta que podemos dar ao consumidor português, vamos cobrir novos mercados em termos regionais, escalando a nossa marca de uma forma padronizada em qualidade e experiência de compra nunca vista. Mas não queremos crescer desenfreadamente, sem rumo. O objetivo será atingir as 15 lojas, no máximo, em locais estratégicos.
O que faz da Óculos Para Todos uma opção diferente e especial?
Contrariamente ao que vinha a ser prática comum do setor da ótica em Portugal (artigos maioritariamente inacessíveis ao consumidor comum), a Óculos Para Todos deu ao consumidor a oportunidade de adquirir os seus produtos óticos por valores bem abaixo, com a mesma ou melhor qualidade, da restante concorrência. Os nossos colaboradores são instruídos a vender conforme as expectativas e pedidos dos nossos clientes e não com o intuito de atingir metas infindáveis de vendas. Aliás, o próprio conceito “smart cost” foi reinventado por nós porque o foco não está apenas na oferta de preços baixos, mas sim de uma experiência e qualidade igual ou acima dos nossos concorrentes. Aliamos grandes níveis de stock com as margens de lucro mais baixas possível, só assim conseguimos proporcionar ao consumidor comum óculos graduados completos desde 9,99 euros (armação e lentes). Quem vem a primeira vez às nossas lojas muito dificilmente não virá depois.
Distinguem-se, portanto, pela oferta de produtos e serviços óticos a preços justos e adequados à realidade do consumidor em Portugal…
Exatamente! Uma vez numa das lojas da Óculos Para Todos o cliente irá deparar-se com preços justos e acessíveis a todas as carteiras para uma variedade imensa de produtos de qualidade com design moderno que vão, com certeza, deixá-lo em dúvida sobre qual comprar. Uma vez em contacto com o colaborador, irá perceber que o serviço prestado pela nossa marca é um serviço transparente e sem surpresas, com uma rapidez e simplicidade de processos que não está ao alcance de qualquer ótica no nosso país. A nossa equipa está focada em realizar um atendimento disponível para ouvir, aconselhar e ajudar a responder a qualquer solicitação. Na Óculos Para Todos, mais do que vender óculos, vendemos experiências. Dispomos de vários balcões de atendimento nas nossas lojas, uma secção dedicada às crianças, cinco gabinetes para exames (onde disponibilizamos consultas de optometria e de audiologia, assim como exames complementares da visão), oficina e stock.
Leia a entrevista completa na ÓpticaPro 270.
15 Dezembro 2025
Entrevistas

