António Alves: “A ótica é a minha vida”

Com mais de três décadas dedicadas ao setor, António Alves fala da ótica com a mesma paixão de quem começa todos os dias de novo. Para o líder da Opticalia em Portugal, marca que já conquistou notoriedade superior a 70% e soma mais de 260 lojas, o desafio é claro: “continuar a criar emoção e confiança em cada olhar”.
O António Alves fala da ótica com paixão, do fascínio pelas pessoas, pelo empreendedorismo. Qual é até ao momento a marca distintiva do projeto Opticalia?
Bom, porque é que eu falo com paixão da ótica? Porque é a minha vida desde 1990. Considero que temos de ser apaixonados por aquilo que fazemos, por aquilo em que acreditamos. Se temos paixão por aquilo que fazemos, não temos de trabalhar um único dia, mas sim desfrutar daquilo que temos de fazer. É o que sinto também com a Opticalia. Se tiver que falar de algo distintivo, tenho que falar do espírito do grupo de associados que reunimos, do trabalho que fazemos diariamente nas nossas lojas para proporcionar uma experiência realmente diferenciadora e de qualidade aos nossos clientes. Atualmente, somos o segundo grupo mais conhecido de ótica em Portugal e em 13 anos alcançámos uma notoriedade de marca superior a 70%. Esse valor positivo foi conseguido através da nossa comunicação e do nosso posicionamento em moda.
Consegue recuar no tempo até à década de 90; no entanto, o cenário atual é bem diferente desse tempo…
Hoje falo pela Opticalia, mas, com base nos meus 30 anos de experiência, reconheço que nos últimos anos todos os players ajudaram a valorizar o setor da ótica em Portugal e a “colocá-lo no mapa”. Contribuímos todos para a sua evolução e para o seu peso atual. O nosso setor está a crescer cerca de 6% ao ano, enquanto a economia mundial se situa entre os 2 a 3%. A ótica está em franco crescimento, muito superior ao de outros setores.
Entrevista completa na ÓpticaPro 268.
3 Outubro 2025
Entrevistas