“A opti é o começo perfeito para um ano comercial de sucesso!”

Imagem da notícia: “A opti é o começo perfeito para um ano comercial de sucesso!”

De 16 a 18 de janeiro de 2026, Munique será mais uma vez o ponto de encontro da óptica oftálmica internacional. Em entrevista, a diretora da opti, Cathleen Kabashi, revela o que torna a opti tão especial e o que visitantes, expositores e futuros participantes podem esperar da feira de 2026.

Cathleen Kabashi, o que torna a opti 2026 tão especial?
Todos os protagonistas e sua paixão pela profissão! A opti é o primeiro grande encontro do setor do ano – que traz energia, inspiração e verdadeiro poder empresarial! Por quê? Porque estamos muito próximos de todos os participantes: a opti é o espelho e o networker do e para o setor. Para 2026, estamos mais uma vez a concentrar-nos num conceito forte com as últimas tendências, tecnologia inovadora, serviços personalizados e contactos internacionais.

Quais são os principais temas da próxima edição da opti?
Claramente, o tema dos jovens talentos, entre outros! Este é um tema candente para os empregadores do nosso setor. Mas a próxima geração também procura diálogo, inspiração e contactos pessoais. Isso foi claramente demonstrado pelo sucesso do opti NEXT GENERATION HUB e também se refletiu para mim na Universidade de Ciências Aplicadas de Brandemburgo no final de maio. Participei da 5ª edição do OptoMEETry, o evento da VDCO Young para os jovens brilhantes do setor, para incentivar os alunos a envolverem-se na construção do próximo opti NEXT GENERATION HUB. A energia desses jovens talentos era tangível e totalmente contagiante, com seu impulso criativo, as suas abordagens inovadoras e a sua abertura a novas perspectivas – exatamente o que nosso setor procura e precisa.

Qual é a sua receita de sucesso para a opti?
Contacto próximo e diálogo com o mercado! Assim como não apenas conversamos com a próxima geração de oftalmologistas e profissionais de saúde auditiva, mas também trabalhamos em conjunto com eles, também dialogamos e cooperamos com todas as partes interessadas em todo o setor. Aqui está um exemplo: estamos atualmente a trabalhar com fabricantes de lentes de contacto no próximo conceito para a TOMORROW VISION e a avaliar ideias sobre como podemos surpreender e informar sobre este tema das lentes de contacto na opti 2026. Também estamos a reunir-nos com fabricantes de aparelhos auditivos. Estamos a conversar com startups do segmento de armações, bem como com potenciais expositores da opti VISIONARY, a área para startups do segmento sem armações. Em resumo: queremos tornar a opti 2026 ainda mais bem-sucedida do que a edição de 2025 já foi! Por último, mas não menos importante, o feedback de mais de 21.000 visitantes e mais de 330 expositores na última opti é, obviamente, um grande impulsionador. Mantemos contacto próximo com o setor, otimizando onde necessário de forma bastante direcionada – com ajustes pequenos, mas eficazes.

O que é que os visitantes podem esperar em particular da feira?
É claro que, com a criatividade e o poder inovador dos nossos expositores, as tendências que eles definem com os seus produtos, os visitantes vão encontrar formatos inteligentes, temas interessantes e muitas ideias novas – e não apenas para a indústria ótica. Alerta de spoiler: Ouçam(!) com atenção! A Opti é um festival do setor: reúne pessoas, gera entusiasmo e é o começo perfeito para um ano comercial de sucesso!

Saiba mais sobre a feira aqui.

26 Agosto 2025
Atualidade

PUBLICIDADE
Bausch+Lomb
PUBLICIDADE
MIDO
Ler edições anteriores

Notícias relacionadas

Wells lança HARO

A sua mais recente marca exclusiva de óculos graduados e de óculos de sol, criada para inspirar cada pessoa a expressar a sua individualidade, a HARO combina tendência, elegância e conforto, tornando o design premium acessível a todos.

Ler mais 10 Novembro 2025
Atualidade

Mercado ótico cresce em Portugal

O volume de negócios do setor retalhista de produtos óticos atingiu os 850 milhões de euros em 2024, valor que representa um crescimento de 6,9% face ao ano anterior.

Ler mais 7 Novembro 2025
Atualidade