Consumo e Inovação: o que esperar em 2026?

Imagem da notícia: Consumo e Inovação: o que esperar em 2026?

Entre as tendências emergentes, quatro perfis de consumidores irão certamente moldar o mercado eyewear, e não só. Os “imparcialistas”, na sua procura de transparência e autenticidade, querem uma relação honesta com as marcas. Os “individualistas”, independentes e não conformistas, desafiam o establishment e procuram produtos que possam transmitir a sua individualidade. Os “gleamers”, inclinados para a simplicidade e o bem-estar, preferem experiências de compra serenas e gratificantes. Os “sinergistas”, defensores de uma interação harmoniosa entre os seres humanos e a tecnologia, abraçam soluções inovadoras que melhoram a qualidade de vida.

Espera-se assim que quatro perceções-chave influenciem as escolhas de compra. A “ferida moral”, um conflito interno entre valores e custo de vida, reflete a luta crescente dos consumidores para conciliar ética e acessibilidade. O otimismo racional, como contramedida ao pessimismo global, encoraja uma visão mais positiva do futuro. Anseio pela estabilidade do passado, alimentado por um desejo de restaurar a sensação perdida de segurança e certezas do passado mais estável. Esperança cintilante, pequenos momentos de alegria que servem como santuários emocionais de conforto em tempos incertos.

Os participantes foram também brindados com um olhar exclusivo sobre as tendências de consumo nos principais mercados eyewear (Itália, França, Alemanha e Estados Unidos da América), o que proporcionou uma visão crucial para compreender as necessidades do mercado global e planear estratégias de sucesso. Na definição dos cenários de consumo, o preço desempenha um papel fundamental. Os consumidores sentem uma forte necessidade de “escapismo” que, no entanto, deve ser gerida com as necessidades diárias.

Pode ler o artigo na íntegra na revista ÓpticaPro 263.

27 Maio 2025
Análise

PUBLICIDADE
Bausch+Lomb
Ler edições anteriores

Notícias relacionadas

Consumo eyewear em Espanha: o panorama do setor

De acordo com um relatório internacional sobre o eyewear em Espanha, em 2024 registou-se um regresso aos padrões de consumo pré-pandemia (Covid-19). Esta é, entre outras, uma das principais conclusões do estudo.

Ler mais 6 Março 2025
Análise