A importância do financiamento no mercado da Ótica

Imagem da notícia: A importância do financiamento no mercado da Ótica

por: Hugo Lousada, Retail, B2B & Sustainability Director Cetelem – BNP Paribas Personal Finance Portugal.

O envolvimento cada vez maior dos cidadãos com computadores, tablets e smartphones tem as suas vantagens e desvantagens. Por um lado, colocam um mundo de informação na ponta dos nossos dedos. Contudo, a maior exposição e dependência dos ecrãs em todas as circunstâncias das nossas vidas – profissional, social e entretenimento, entre outros – estão a tornar os impactos na saúde ocular cada vez mais comuns entre a população.

Como consequência, as necessidades relacionadas com estas matérias têm evoluído consideravelmente nos últimos anos. Em Portugal, estima-se que cerca de metade da população sofra de problemas visuais e use óculos graduados. Paralelamente, o mais recente Observador sobre o Regresso às Aulas de 2024 mostra que, por exemplo, 42% dos educandos usam óculos graduados, um valor que sobe para 63% entre encarregados de educação e estudantes adultos.

Apesar deste contexto, mesmo com uma maior necessidade de correção visual, muitos portugueses enfrentam dificuldades em adquirir ou substituir os seus óculos com a frequência necessária, sendo que cerca de 40% dos utilizadores de óculos graduados inquiridos no mesmo estudo afirmam não ter capacidade para renovar os seus óculos quando necessário, em parte devido ao valor significativo que é preciso despender nestas aquisições.

Há ainda uma parcela significativa que enfrenta desafios financeiros com a aquisição destes bens, apesar de terem seguro de saúde, uma vez que apenas 38% afirmam ter cobertura para óculos graduados ou lentes de contacto. Ou seja, o investimento na saúde ocular entra em competição com outras despesas do agregado familiar, o que pode representar uma barreira significativa para muitos consumidores.

Neste contexto, o financiamento de produtos óticos pode desempenhar um papel cada vez mais importante, por permitir a democratização do acesso a cuidados visuais fundamentais e de qualidade, essenciais para a saúde e o bem-estar. Além disso, contribui para a prevenção de problemas visuais mais graves no futuro.

Para as empresas do setor da ótica, tornar acessível soluções de financiamento não é apenas uma oportunidade para aumentar as vendas e fidelizar clientes, mas uma forma de reforçarem o seu posicionamento como promotoras de uma melhor saúde ocular, garantindo, desta forma, que mais pessoas cuidam da sua saúde ocular de acordo com as suas necessidades, contribuindo, ao mesmo tempo, para a melhoria da qualidade de vida da população em geral.

7 Novembro 2024
Opinião

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
250
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas