O papel dos óculos de proteção solar na saúde ocular
Os óculos de sol são cada vez mais um acessório que vão muito para além da moda. A sua função protetora em termos da saúde ocular inicia-se logo pela redução de entrada de luz nos olhos, evitando o desconforto visual de encandeamento que origina a fotofobia. A radiação UV (ultra-violeta), maioritariamente proveniente do Sol, está sempre presente durante o dia, pois mesmo em dias nublados, de chuva ou neve os raios UV podem ser intensos e prejudiciais para a saúde ocular.
Quando existe grande incidência destes raios na atmosfera, o que acontece no verão, os raios ultra-violeta podem causar danos, por vezes irreversíveis, nas estruturas oculares. Problemas como a fotoqueratite, o pterigium e mesmo a catarata têm como causa a exposição do olho à radiação UV. No mercado, atualmente, existe uma grande diversidade de óculos de sol, mas nem sempre estes têm a devida proteção aos raios UV.
Usar óculos de sol com proteção UV é fundamental para evitar os problemas acima referidos, assim como para eliminar a incidência dessa radiação nas camadas mais profundas do globo ocular, como é o caso da retina, onde tem um efeito nefasto. Nos casos em que os óculos de sol não têm essa proteção ainda se tornam mais prejudiciais que não usar nada, pois o facto de se reduzir a entrada de luz visível no olho vai produzir um aumento do tamanho pupilar o que permite uma maior entrada da radiação ultra-violeta no olho.
Pode ainda associar à proteção UV nos óculos de sol a polarização da luz. Esta característica ou tratamento que é colocado nas lentes permite eliminar a luz desconfortável para o processo visual. Este tratamento elimina todos os reflexos de luz causados pelas superfícies refletoras como a água ou a neve, não havendo perda de informação visual e com grande ganho para o conforto da visão nessas situações.
Imagem: Institutoptico
2 Agosto 2024
Opinião