Óticas OCT no Top 300

Imagem da notícia: Óticas OCT no Top 300

“O ano de 2022 foi de enormes desafios, consequência de uma grande incerteza que se instalou. No final de fevereiro inicia-se o conflito no leste da Europa, que gerou enormes receios e imediata contração da procura. Depois vieram mais dois efeitos: a subida da inflação e a subida das taxas de juro. Os consumidores não estavam habituados a estas duas novas realidades económicas e muitos, rapidamente, se retraíram. Foi com uma enorme dedicação das equipas de trabalho aos consumidores que nos visitaram, explicando as mais-valias das nossas propostas e a importância de manter a saúde visual como prioridade nos seus investimentos, que conseguimos acabar 2022 ainda com crescimento de vendas face a 2021”, comenta Luís Góis, diretor-geral das Óticas OCT. E acrescenta que 2023 foi um ano de algum investimento, “onde terminámos o projeto de renovação de decoração das quatro lojas que possuímos, projeto esse que se iniciou em 2021”.

Para 2024 a prioridade, segundo o responsável, será a renovação de equipamentos e tecnologia. “Creio que o investimento em inovação faz parte do ADN do setor da ótica, sinal da sua resiliência. Junto do consumidor final vamos continuar a consolidar a aposta na saúde visual e no serviço”, garante.  

Luís Góis acredita que “o segredo da sustentabilidade deste negócio é a aposta contínua na promoção da saúde visual e do serviço e, por isso, só este tipo de aposta permite acrescentar valor ao mercado”. Nesse sentido, deixa uma mensagem dizendo que “a identidade da ótica técnica, ligada à sua visual e à relação com o cliente, só terá condições de subsistir se os óticos estiverem integrados em plataformas onde, sem perderem o controlo do negócio, consigam desenvolver projetos comuns e adquiram boas práticas de gestão”. E sublinha: “Serei suspeito, enquanto não só ótico integrante, mas também gerente de um grupo ótico nacional, o Institutoptico, mas este será uma das plataformas de eleição, com identidade nacional, para encontrar as ferramentas e o apoio que o pequeno empresário de ótica necessita para continuar a desenvolver o seu negócio de forma sustentada”.

Descubra mais ao subscrever o TOP 300 da ÓpticaPro.

30 Maio 2024
Publicações

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
250
PUBLICIDADE
250
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

TOP 300: Óticas em 2023

Trazemos até si o TOP 300, onde incluímos novamente os dados financeiros das óticas em Portugal com maior volume de negócio, desta vez referente ao ano 2023.

Ler mais 10 Janeiro 2025
Publicações

Grupos de ótica presentes no mercado português

Segundo o Euromonitor International, o retalho em Portugal em 2023 registou um crescimento positivo, apesar da geral diminuição do poder de compra dos consumidores. O setor ótico, apesar de os consumidores agirem com alguma cautela, continua a registar um crescimento significativo.

Ler mais 4 Novembro 2024
Publicações

Conselheiros da Visão no Ranking Facebook

"As redes sociais têm um impacto muito importante no posicionamento dos Conselheiros da Visão (CV), pois permitem fomentar a relação e interação com os clientes e com os nossos cooperadores”, começa por dizer Pedro Soares, presidente do conselho de administração dos CV.

Ler mais 19 Setembro 2024
Publicações