Óticas OCT no Top 300
“O ano de 2022 foi de enormes desafios, consequência de uma grande incerteza que se instalou. No final de fevereiro inicia-se o conflito no leste da Europa, que gerou enormes receios e imediata contração da procura. Depois vieram mais dois efeitos: a subida da inflação e a subida das taxas de juro. Os consumidores não estavam habituados a estas duas novas realidades económicas e muitos, rapidamente, se retraíram. Foi com uma enorme dedicação das equipas de trabalho aos consumidores que nos visitaram, explicando as mais-valias das nossas propostas e a importância de manter a saúde visual como prioridade nos seus investimentos, que conseguimos acabar 2022 ainda com crescimento de vendas face a 2021”, comenta Luís Góis, diretor-geral das Óticas OCT. E acrescenta que 2023 foi um ano de algum investimento, “onde terminámos o projeto de renovação de decoração das quatro lojas que possuímos, projeto esse que se iniciou em 2021”.
Para 2024 a prioridade, segundo o responsável, será a renovação de equipamentos e tecnologia. “Creio que o investimento em inovação faz parte do ADN do setor da ótica, sinal da sua resiliência. Junto do consumidor final vamos continuar a consolidar a aposta na saúde visual e no serviço”, garante.
Luís Góis acredita que “o segredo da sustentabilidade deste negócio é a aposta contínua na promoção da saúde visual e do serviço e, por isso, só este tipo de aposta permite acrescentar valor ao mercado”. Nesse sentido, deixa uma mensagem dizendo que “a identidade da ótica técnica, ligada à sua visual e à relação com o cliente, só terá condições de subsistir se os óticos estiverem integrados em plataformas onde, sem perderem o controlo do negócio, consigam desenvolver projetos comuns e adquiram boas práticas de gestão”. E sublinha: “Serei suspeito, enquanto não só ótico integrante, mas também gerente de um grupo ótico nacional, o Institutoptico, mas este será uma das plataformas de eleição, com identidade nacional, para encontrar as ferramentas e o apoio que o pequeno empresário de ótica necessita para continuar a desenvolver o seu negócio de forma sustentada”.
Descubra mais ao subscrever o TOP 300 da ÓpticaPro.
30 Maio 2024
Publicações