“Somos uma ótica de família para famílias”
Há 10 anos, registámos as “bodas de ouro” do Fernandes Oculista e hoje, na celebração de mais uma década de vida da ótica mais antiga da cidade de Coimbra, fomos ao encontro de Hermínio Carvalho. O atual responsável pelo espaço, fundado por Jaime Fernandes em agosto de 1963, deseja que a empresa continue a evoluir sem perder o rumo dos últimos 60 anos, mantendo-se como uma referência em saúde visual.
Como e quando surgiu o Fernandes Oculista?
O Fernandes Oculista iniciou a sua atividade a 8 de agosto de 1963, no número 41 da Rua Visconde da Luz, em pleno coração da baixa de Coimbra. À data era a quarta ótica da cidade. O desejo de inovar e trazer uma perspetiva diferente, aliando o rigor e a capacidade técnica, rapidamente consolidou a sua implantação na cidade e na região das beiras.
Celebraram agora 60 anos. Que momentos recordam da vossa história?
Ao celebrar 60 anos de atividade, e sendo atualmente a ótica mais antiga de Coimbra, salientamos quatro momentos: em 1963, a abertura pelos irmãos João e Jaime Fernandes; em 1981, a compra total por Jaime Fernandes, assumindo uma nova dinâmica pelo seu cunho pessoal, personalidade, simpatia e cativação; em 1996, com a minha entrada na empresa – sou licenciado em Economia e Gestão e, por isso, assumi a contabilidade e gestão, enquanto fazia a licenciatura em Optometria na Universidade do Minho; em 1998, a abertura da segunda loja na Rua Ferreira Borges, 48, Coimbra, com os serviços de optometria e contactologia; e, em 2020, a entrada do meu filho David, com licenciatura e mestrado em Design, para assegurar a continuidade, começando pelo marketing e design e, posteriormente, concluindo a formação em ótica ocular.
Leia a entrevista na ÓpticaPro 244.
17 Outubro 2023
Entrevistas