“Somos todos agentes ativos na prevenção e melhoria da visão”

Imagem da notícia: “Somos todos agentes ativos na prevenção e melhoria da visão”

No passado dia 28 de fevereiro, Madalena Lira e Jorge Jorge fizeram a apresentação do livro “Visão sem Segredos”, no Auditório de Ciências da Universidade do Minho (UMinho). A ÓpticaPro marcou presença e conversou com os autores que levantaram um pouco do véu deste livro: “A mensagem fundamental é que uma grande percentagem dos problemas de visão é evitável e até curável”, revelam. 

Como surgiu a ideia de criar o livro “Visão sem Segredos”? 

Todas as pessoas que trabalham na área da saúde visual se apercebem que existe uma grande desinformação sobre o funcionamento do sistema visual e que é frequente existirem ideias erradas sobre a visão. Hoje em dia, proliferam fontes de “informação” pouco credíveis que aumentam o ruído ao redor deste tema e levam, em muitos casos, a cometer erros. O facto de muitas pessoas durante e após a pandemia apresentarem um aumento de sintomatologia ocular e estarem surpreendidas com isso levou-nos a pensar que estaria na altura de ajudar a população a perceber como funciona o sistema visual e como podem cuidar dele. 

Que mensagem gostariam de deixar? 

A mensagem fundamental deste livro é que uma grande percentagem dos problemas de visão é evitável e até curável. Cumprindo algumas regras elementares pode-se também reduzir a sintomatologia proporcionando melhor qualidade de vida. Gostávamos de deixar a mensagem de que somos todos (profissionais, pais, professores e população em geral) agentes ativos na prevenção e melhoria da visão da população.

Leia a entrevista completa na ÓpticaPro 238.

20 Abril 2023
Visão

PUBLICIDADE
Bausch+Lomb
Ler edições anteriores

Notícias relacionadas

Rastreios realizados pela Shamir revelam falta de correção visual

No âmbito do Dia Mundial da Visão, a Shamir Optical Portugal realizou um rastreio visual na zona do Porto. A amostra foi de, aproximadamente, quatro dezenas de pessoas e demonstrou que mais de metade dos inquiridos utiliza óculos, indicando uma prevalência significativa de correção visual na população.

Ler mais 5 Janeiro 2024
Visão