Boas Práticas na publicidade: o guia para combater o “greenwashing”

Intitulado “Alegações Ambientais na Comunicação Comercial”, o guia da Direcção-Geral do Consumidor (DGC) e da Auto Regulação Publicitária (ARP) é um documento explicativo sobre as práticas comerciais das empresas que associam as suas marcas ao tema da sustentabilidade, particularmente no que respeita à vertente ambiental.
O guia apresenta orientações destinadas aos operadores económicos e destaca que as marcas “não devem induzir os consumidores em erro”, evitando o chamado “eco branqueamento” ou “greenwashing”, optando-se por “menções verdadeiras, claras, precisas e relevantes, devidamente baseadas em factos científicos e comprováveis”.
O mesmo documento apresenta informações destinadas aos consumidores com enfoque na temática das alegações ambientais utilizadas no marketing e na publicidade, deixando alertas de como proceder.
Descubra o capítulo destinado às boas e más práticas neste domínio, no artigo completo na Revista ÓpticaPro 223.
21 Março 2022
Atualidade