“Se este produto for reconhecido como uma mais-valia, não vai ser descartado de qualquer maneira”

Imagem da notícia: “Se este produto for reconhecido como uma mais-valia, não vai ser descartado de qualquer maneira”

Sensibilizar, prolongar, reinventar. Estas, são as palavras-chave de um estudo que está a ser desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Universidade do Minho (UMinho), com o objetivo de “consciencializar a população” sobre forma de descartar lentes de contacto”.

Fernanda Cássio: Dar nova vida é no fundo impedir que vá parar ao ambiente. Se este produto for reconhecido como uma mais-valia, não vai ser descartado de qualquer maneira. Ou porque o utilizador tem um descarte específico, ou porque as estações de tratamento de águas residuais terão um processo para retirar estes materiais dos restantes, presentes nos efluentes e lamas.

Madalena Lira: …dos estudos preliminares realizados no Departamento de Engenharia de Polímeros, com a professora Ana Vera Machado. Já temos alguns dados que nos indicam que estes polímeros podem ser reutilizados para outras aplicações. Estas aplicações podem passar pela utilização destes polímeros na indústria automóvel, indústria do calçado ou vestuário, indústria farmacêutica ou até em aplicações biomédicas.

Fique a conhecer na íntegra o projeto da UMinho para “dar nova vida às lentes de contacto” na revista ÓpticaPro 222.

O Projeto da equipa multidisciplinar da UMinho

24 Janeiro 2022
EntrevistasLentes

PUBLICIDADE
Bausch Lomb

Notícias relacionadas

A Visão de Rui Cruz

Rui Cruz, responsável pela Óptica Cruz, sediada em Viana do Castelo, protagoniza a rubrica “A Visão de...”, onde damos a conhecer o seu lado mais intimista. Sem nunca esquecer a realidade do setor, procuramos ao longo das edições da ÓpticaPro revelar alguns gostos pessoais das figuras ligadas ao mundo da ótica em Portugal.

Ler mais 27 Maio 2022
CuriosidadeEntrevistas

“A optometria pode ser uma grande mais-valia junto da comunidade desportiva”

Henrique Nascimento, presidente da União Profissional dos Ópticos e Optometristas Portugueses (UPOOP), é, desde o dia 4 de março, doutorado em Visão e Desporto pela Universidade Europeia de Madrid. A ÓpticaPro quis saber as razões que o levaram a apostar nesta formação e conversou com o especialista e investigador em optometria.

Ler mais 9 Maio 2022
Entrevistas

HOYA apresenta resultados do estudo de seis anos da MiYOSMART

A HOYA Vision Care apresentou os resultados do seu estudo clínico de acompanhamento de seis anos sobre as lentes oftálmicas MiYOSMART. Os resultados foram apresentados pela Professora Carly Lam na conferência da Association for Research in Vision and Ophthalmology (ARVO) de 2022. O estudo clínico analisou a progressão da miopia em 90 crianças que utilizaram lentes MiYOSMART.

Ler mais 6 Maio 2022
AtualidadeLentes