MultiOpticas promove iniciativa com crianças da Helpo

Imagem da notícia: MultiOpticas promove iniciativa com crianças da Helpo

No âmbito da sua Política de Sustentabilidade, a MultiOpticas decidiu lançar um desafio às crianças referenciadas pela HELPO (ONG que apadrinha há mais de 10 anos) para recolher lixo das praias durante o período da colónia de férias. Depois de todo o lixo recolhido, sobretudo plásticos, juntou-se a esta iniciativa a bióloga marinha Ana Pêgo para alertar, informar e consciencializar estas crianças e jovens sobre a importância da limpeza das praias e dos oceanos, quais os comportamentos a adotar de forma consciente para o ambiente, bem como incentivar a prática de não utilização do plástico. Esta iniciativa baseia-se no projeto desenvolvido pela referida bióloga marinha, o qual é designado por “Plasticus marítimus”.

Ao conhecerem a história e o projeto da bióloga marinha – “Plasticus maritimus, uma espécie invasora“, as crianças criaram um quadro artístico com as peças de lixo plástico anteriormente encontradas na praia, aliando a experiência enriquecedora com o testemunho bióloga.

O projeto “Plasticus maritimus”, resultou, mais tarde, no nome do livro que Ana Pêgo lançou como uma extensão do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. Ana Pêgo explicou ainda que a quantidade de plástico que vai parar aos oceanos se traduz em cerca de 8 milhões de toneladas de plástico que acabam nos oceanos, por isso, as crianças de hoje que serão os adultos de amanhã, têm um papel fundamental para mudarmos práticas que prejudicam o ambiente.

Para Ana Portugal, Head of CSR & Sustainability da MultiOpticas: “Um dos objetivos desta iniciativa é alertar estas crianças e jovens para o perigo do lixo nos oceanos e dar a conhecer a importância de retirar o plástico dos areais das praias que, a maior parte das vezes, acabam no mar. Quisemos ainda complementar esta iniciativa com os ensinamentos da bióloga marinha, Ana Pêgo a qual tem dedicado toda a sua vida à proteção dos oceanos, desempenhado um papel muito importante na consciencialização para o uso de plástico, alertando sobre os problemas e consequências que resultam do consumo do mesmo e as suas consequências para os oceanos”. 

A Associação Helpo é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, sem fins lucrativos, que desempenha a sua atividade desde 2008 em Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe, para a promoção do desenvolvimento através do investimento na educação, como meio de melhorar a qualidade de vida das crianças, assim como das sociedades onde estas se inserem. 

A MultiOpticas continua a promover as várias iniciativas no âmbito da sua estratégia de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, apoiando causas e instituições como a HELPO, Associação Jorge Pina, Fundação Ronald McDonald, Cáritas Portuguesa, Comunidade Vida e Paz entre outras.

2 Setembro 2021
AtualidadeGrupos de ótica

PUBLICIDADE
Bausch Lomb

Notícias relacionadas

MultiOpticas Faial em festa

A MultiOpticas Faial completou cinco anos no passado dia 15 de março. E, apesar do trajeto ainda curto, muito tem sido conquistado pela equipa liderada por Paulo Matos. Fomos ao encontro deste açoriano de gema, para nos contar os melhores momentos de uma história que ainda agora começou.

Ler mais 26 Maio 2022
CuriosidadeGrupos de ótica

Barcelona Specs muda-se para setembro

Inicialmente prevista para este mês de maio, a exposição da cidade condal está agora agendada para 3 e 4 de setembro de 2022. Mais de 30 marcas reservaram já lugar para a feira presente no coração da cidade de Barcelona, no Pavilhão Italiano, Fira Montjuic, Plaça d’Espanya.

Ler mais 24 Maio 2022
AtualidadeEventos e formaçãoÓculos