Quem disse que a madeira não pode ser cool?!

Imagem da notícia: Quem disse que a madeira não pode ser cool?!

Numa era virada para a ecologia e o ambiente, algumas empresas nacionais produzem óculos de sol a partir de materiais sustentáveis, promovendo a consciencialização ambiental. A ÓpticaPro conheceu a Joplins e a Pica-Pau, duas marcas portuguesas que fazem da madeira o seu habitat natural no que diz respeito à criação de óculos.

A Joplins e a PicaPau são duas marcas portuguesas, especializadas na produção e venda de óculos de sol de madeira. Ambas a marcas caracterizam-se por aliarem a sustentabilidade à estética. As empresas partilham o facto de usarem a madeira e o bambu no processo de fabrico das suas armações. Contudo, a Joplins cria também óculos em acetato de base Bio e em algodão e madeira.

A Joplins foi fundada em 2016 em Portugal “fruto de um desejo de promover um estilo de vida sustentável e desenvolver um negócio de óculos ecologicamente correto”. A marca deseja tornar-se “referência como marca sustentável e conquistar um lugar de destaque como motor de mudança no mundo”. O objetivo é “causar uma disrupção no consumo de óculos, alterando o consumo tradicional de armações de metal e plástico, que causam danos regulares ao meio ambiente, para armações ecológicas, sustentáveis, leves, resistentes e biodegradáveis”.

“A ideia de incorporar um material natural e sustentável num acessório que utilizava diariamente parece-me muito entusiasmaste”. Foi com este pensamento que Manuel Silva e mais dois amigos da faculdade criaram, em 2016, a PicaPau WoodCraft, depois de o curso de gestão ter despertado a “curiosidade” em “ter uns óculos em madeira”, numa época em que era “difícil encontrar” algo parecido, revela o CEO da marca.

Saiba tudo sobre estas marcas na próxima edição da ÓpticaPro.

23 Julho 2021
AtualidadeÓculos

PUBLICIDADE
Bausch Lomb

Notícias relacionadas

Barcelona Specs muda-se para setembro

Inicialmente prevista para este mês de maio, a exposição da cidade condal está agora agendada para 3 e 4 de setembro de 2022. Mais de 30 marcas reservaram já lugar para a feira presente no coração da cidade de Barcelona, no Pavilhão Italiano, Fira Montjuic, Plaça d’Espanya.

Ler mais 24 Maio 2022
AtualidadeEventos e formaçãoÓculos

Copenhagen Specs, o “paraíso” das marcas independentes

A feira de ótica realizada na Escandinávia, Copenhagen Specs, abriu portas a 5 e 6 de março. Depois de um longo período “parado”, à conta da Covid-19, o evento dinamarquês reuniu as marcas eyewear independentes em Lokomotivværkstedet e recebeu apaixonados por óculos de vários países.

Ler mais 24 Maio 2022
AtualidadeEventos e formação