Optometristas com melhores salários no Japão e EUA

Imagem da notícia: Optometristas com melhores salários no Japão e EUA

Focada naqueles que desejam trabalhar no setor de saúde, a Lenstore pesquisou os salários médios, por país, em várias funções da saúde. A empresa, especializada na venda online de lentes de contacto, agrupou um conjunto de dados que vão desde os gastos médicos aos países que melhor pagam aos seus profissionais de saúde, nomeadamente aos optometristas.

No comparativo dos países em estudo, o Japão é o que melhor paga aos optometristas com um salário médio de 113 mil euros por ano, seguido dos Estados Unidos da América (EUA), com cerca de 110 mil euros. Se a Europa é um local desejado para prosseguir a carreira então deve escolher a Dinamarca e a Noruega. Os dois países nórdicos oferecem as melhores condições financeiras para um profissional da saúde visual, com um salário médio anual a rondar os 112 e 110 mil euros, respetivamente. No que se refere ao nosso país, os optometristas portugueses recebem em média cerca de 49 mil euros por ano, o que diz muito da diferença nas condições salariais entre o nosso país e o topo das remunerações dos países nórdicos, assim como Japão e EUA.

O estudo tentou perceber também a importância dada pelos consumidores à saúde. A Lenstore comparou a repartição dos custos entre os tratamentos de saúde e a aquisição de bens não essenciais. No Reino Unido, os consumidores gastam quase o triplo em artigos eletrónicos (2920 euros) em relação à saúde visual (1000 euros). A Austrália é outro caso em que os cuidados de saúde visual são desvalorizados, com os consumidores a gastarem mais dinheiro em serviços de streaming (2520 euros) do que em consultas oftalmológicas (1900 euros) durante a vida. O estudo, que agrega 24 países maioritariamente europeus, mostra no topo da pirâmide os EUA, com cerca de 9% do seu Produto Interno Bruto (PIB) a ser canalizado para despesas com cuidados de saúde, seguido da Noruega e da Dinamarca com um investimento de 8.2% do PIB, da Áustria com 8.1%, e com a França a fechar o TOP 5 com uma despesa de 8% do seu PIB.

O caso dos EUA

Ainda antes da pandemia, a revista Forbes compilou uma lista dos salários médios nos vários estados do território americano. De acordo com as estimativas, era projetado um aumento de 4.000 optometristas entre 2018 e 2028, um aumento de aproximadamente 10% face à média nacional. O salário médio anual de um optometrista nos EUA está bem acima da média de todas as atividades no país, que ronda os 42 mil euros (51 mil dólares). O salário médio de um optometrista pode variar significativamente dependendo do estado. Os 145 mil euros anuais fazem do Dakota do Norte o estado que melhor paga a um optometrista.

De notar que os estados que melhor pagam são os que têm uma oferta baixa de optometristas, como é o caso do Vermont e do Alasca. Os poucos profissionais, combinada com a procura por um serviço médico tão essencial, permitem um aumento dos salários dos optometristas nesses estados. Em sentido contrário estão os estados onde se paga menos aos optometristas, com o Utah e o Novo México a liderarem a tabela, com um ordenado médio de cerca de 60 e 70 mil euros respetivamente, salários que têm caído ao longo dos anos. Em 2013, o salário médio anual de um optometrista no Utah era de 98 mil euros e no Novo México de 109 mil euros, uma queda de 33,8% em cinco anos.

Fonte: https://www.lenstore.co.uk/research/global-health-spend/img/card3.png

26 Abril 2021
AtualidadeCuriosidade

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
.....nome do evento, marca, etc.....
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

Brandsday Opticalia revelou as novas “tendências” eyewear do grupo ótico

A reunião com os seus associados foi o mote para a apresentação das novas coleções do universo Opticalia. 720 modelos estiveram em exposição, representativos de 13 marcas exclusivas da Opticália, num evento realizado esta quinta-feira (16 setembro) no edifício Indulgent, no Porto.

Ler mais 17 Setembro 2021
AtualidadeEventos e formaçãoGrupos de óticaÓculos