Consciente, colaborativo, conectado: reformulando o modelo de negócios do luxo

A Mazars, firma internacional de auditoria, fiscalidade e consultoria, lançou em dezembro o seu novo relatório “Consciente, colaborativo, conectado: reformulando o modelo de negócios do luxo”. O relatório, publicado em parceria com o consórcio do projeto Arianee, revela de que forma o setor do luxo está a ajustar-se a um novo modelo de negócios que permita que os clientes experienciem e se relacionem de novas maneiras com marcas e adquiram produtos sabendo que estes podem ser facilmente reparados e revendidos.
“Consciente, colaborativo, conectado” inclui insights de vários líderes do setor do luxo e deriva de uma extensa revisão documental de mais de 150 artigos, relatórios e outras fontes. O relatório destaca ainda os principais desafios e oportunidades para o setor do luxo, incluindo o impacto da Covid-19. Isso inclui a forma como a pandemia deu ao mercado de revenda de luxo um impulso extra para estimular o investimento em novos serviços. Na América do Norte e na Europa, muitos dos clientes jovens e de classe alta sofreram uma perda de poder de compra e o mercado de revenda tornou-se mais atraente para esses consumidores.
Todas as marcas estão a expandir a sua presença digital e o relatório prevê um futuro a longo prazo mais brilhante para os players de luxo que levam a sério o interesse do cliente pelo consumo sustentável. Isso começa com a economia circular e a com a procura de soluções de reciclagem de produtos de luxo. Mas também significa ir mais longe, desenvolver novos materiais e processos de produção que não prejudiquem o planeta, e trazer parceiros da cadeia de fornecimento para o percurso da sustentabilidade.
Saiba mais sobre este assunto numa das próximas edições da ÓpticaPro.
4 Janeiro 2021
Atualidade