F3M apoia óticas no processo de transição para novas regras ao nível da faturação

Imagem da notícia: F3M apoia óticas no processo de transição para novas regras ao nível da faturação

A F3M vai lançar, até final do ano, novas versões das soluções tecnológicas de gestão para o setor das óticas, dando resposta às exigências definidas pela Portaria nº 195/2020, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2021. As alterações à legislação preveem que faturas e outros documentos fiscalmente relevantes incluam duas novas informações: um QR Code e o Código Único de Documento (ATCUD). Requisitos que vão implicar alterações ao nível dos programas informáticos e também de configuração e imagem dos documentos.

Além de ser necessário realizar a instalação da atualização do software, será preciso que as óticas, por exemplo, verifiquem a personalização dos documentos. É ainda fundamental avaliar se as impressoras garantem a legibilidade do Código QR, uma vez que nem todos os equipamentos poderão estar preparados para este efeito. São vários procedimentos que necessitarão de ser avaliados e analisados, pelo que a F3M tem vindo a aconselhar e a esclarecer dúvidas através de ações de informação sobre a temática, específicas para os óticos.

“É uma realidade à qual as óticas se têm inevitavelmente de adaptar. Temos sentido alguma preocupação por parte das empresas, sobretudo, dos nossos clientes e, por isso, não só estamos a atualizar o nosso software, como prestamos consultoria para ajudar nesta fase de transição”, realça João Oliveira, responsável da F3M pelo setor das óticas.

De acordo com a Portaria nº 195/2020, que se inclui no âmbito do Decreto-Lei nº 28/2019, faturas e outros documentos fiscalmente relevantes vão passar a incluir um QR Code e um Código Único de Documento (ATCUD), medidas que permitirão ao Governo combater a fraude fiscal e, ao mesmo tempo, reduzir o uso do papel. Os contribuintes passam também a poder validar as faturas através de uma app instalada no seu telemóvel.

23 Outubro 2020
Equipamentos e software

Notícias relacionadas

QR Code nas faturas: Astuto apresenta nova versão 2021

A 1 de janeiro de 2021 entram em vigor novas disposições legais que obrigam a que todos os documentos fiscalmente relevantes incluam um QR Code, com vista à simplificação do processo de registo de documentos na AT/e-fatura sem necessidade de NIF.

Ler mais 11 Novembro 2020
Equipamentos e software

Lusíadas/Iodel Ibérica lança novo catálogo

O Grupo Lusíadas/Iodel Ibérica lança agora um novo catálogo com todos os produtos e muitas novidades nas várias marcas que comercializa. O catálogo 2020/2021 já está disponível online e chegará brevemente à sua ótica.

Ler mais 29 Outubro 2020
Equipamentos e softwareÓculos

Grupo Luneau Technology lança a plataforma e-ShowRoom

O grupo Luneau Technology acaba de disponibilizar o e-ShowRoom, uma plataforma online para que atuais e futuros clientes possam comodamente, desde a sua loja, conhecer e experimentar alguns dos aparelhos da empresa, trabalhando com eles de forma remota e garantindo, deste modo, a distância de segurança.

Ler mais 22 Outubro 2020
Equipamentos e software