Lentes Stellest™ da Essilor diminuíram progressão da miopia das crianças em 60%

Imagem da notícia: Lentes Stellest™ da Essilor diminuíram progressão da miopia das crianças em 60%

A Essilor lança a lente Stellest™, uma nova geração nas soluções de lentes na luta contra a miopia. Após um ano de ensaios clínicos, as descobertas provisórias mostram que com as novas lentes há mais de 60% de desaceleração na progressão da miopia, em média, quando comparada com as crianças que usam lentes unifocais.

A miopia é hoje uma crise de saúde global, prevendo-se que cinco mil milhões de pessoas será míope em 2050, metade da população mundial então. A doença progride rapidamente nas crianças e pode levar a doenças que ameaçam a visão, como o glaucoma, as cataratas, o deslocamento de retina ou a degeneração macular associada à idade. Quando a miopia é detetada precocemente, as soluções de controlo podem ajudar a desacelerar a progressão da doença nas crianças, reduzindo os riscos e garantindo uma melhor qualidade de vida.

A miopia tem aumentado constantemente em todo o mundo e em particular na China, com prevalência de 54% nas crianças dos 6 aos 13 anos e de 81% em crianças até aos 18 anos. Como parte da missão de melhorar a vida melhorando a visão e do compromisso de concentrar os recursos onde estes são mais necessários, a Essilor lançou com sucesso a lente Stellest™ no Wenzhou Medical University Eye Hospital, na China, em julho, tendo tido um feedback extremamente positivo de pais e filhos. Este trabalho continuará com a implementação mais ampla deste dispositivo em outros hospitais na China, seguido por vários outros países.

O ensaio clínico de última geração, com duração de três anos, em 167 crianças míopes, começou em 2018 no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Essilor e com o nosso parceiro principal, na Universidade Médica de Wenzhou, na China. Os resultados do primeiro ano já demonstram fortes evidências da eficácia das lentes, conseguindo desacelerar a progressão da miopia e prometem ser a melhor solução da Essilor para combater a progressão da miopia em crianças – com uma solução estética, eficiente, segura, simples e fácil de prescrever.

A lente Stellest™ foi projetada com uma tecnologia exclusiva e pioneira chamada “H.A.L.T.” (“Highly Aspherical Lenslet Target”, ou “lente com alvo altamente asférica”) pelas equipas de investigação e desenvolvimento da Essilor. Este é o culminar de mais de 30 anos de estudos académicos, design de produtos, esforços de investigação rigorosos e colaboração com os principais institutos e especialistas em miopia.

Leia o artigo completo, com as principais conclusões do estudo, na próxima edição da ÓpticaPro.

2 Outubro 2020
LentesVisão

PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

Alcon com novas lentes para a presbiopia

O desenho PRECISION PROFILETM das lentes de contacto TOTAL30 TM Multifocal demonstrou proporcionar “adaptações previsíveis, com 96% ou mais de sucesso na adaptação com duas lentes ou menos”. As lentes de contacto multifocais TOTAL30TM já estão disponíveis em Portugal.

Ler mais 19 Fevereiro 2024
Lentes

Rastreios realizados pela Shamir revelam falta de correção visual

No âmbito do Dia Mundial da Visão, a Shamir Optical Portugal realizou um rastreio visual na zona do Porto. A amostra foi de, aproximadamente, quatro dezenas de pessoas e demonstrou que mais de metade dos inquiridos utiliza óculos, indicando uma prevalência significativa de correção visual na população.

Ler mais 5 Janeiro 2024
Visão