Institutoptico lança campanha “A Família dá-lhe a mão”

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Falámos com João Cerveira, o novo diretor-geral do Institutoptico, de forma a sabermos como é que a empresa tem lidado com os desafios da Covid-19 e a conhecermos as medidas que implementaram para defender do negócio.

Quais os principais impactos da Covid-19 para o Institutoptico?

A Covid-19, sendo um fenómeno totalmente novo e nunca vivenciado pela sociedade em geral, dada a sua magnitude e impacto nas mais diversas esferas, como a saúde pública, a organização social e o funcionamento da economia, como não podia deixar de ser, impactou fortemente o Institutoptico. Tal como todas as empresas, não estávamos preparados nem tínhamos nenhum plano de contingência que permitisse responder de forma plausível e assertiva a uma alteração tão drástica da procura e dos hábitos de consumo. Não obstante a natural preocupação, nunca deixámos de olhar para esta crise com uma atitude positiva e, mesmo antes do pico da mesma, tendo por base as notícias que nos chegavam de outros países, definimos dois eixos principais de atuação: defender e relançar o negócio.

Quais as medidas que implementaram para defender do negócio?

Para o Institutoptico, a defesa do negócio passou por uma resposta rápida, determinada e suportada em medidas concretas que permitissem reforçar a sua tesouraria. Apenas garantindo essa liquidez nos foi possível, de forma simultânea, cumprir em tempo e forma, os compromissos existentes com os fornecedores e demais stakeholders, defender os postos de trabalho e a saúde dos nossos colaboradores e apoiar financeiramente a rede de óticas, para que também elas pudessem honrar os seus compromissos e realizar os investimentos necessários para manterem as suas lojas em funcionamento, com o máximo de segurança para os consumidores. A este nível podemos destacar, de entre as várias medidas implementadas, a suspensão das cobranças no mês de março aos óticos, o desenvolvimento de uma linha de financiamento à rede com possibilidade de pagamento a 15 meses, a antecipação dos fundos de marketing local ou mesmo algo mais tangível como a oferta de um kit de material de proteção pessoal a todas as lojas e a aquisição de máscaras com embalamento individual e mini embalagens de álcool gel para oferta aos nossos clientes. O suporte aos nossos sócios e aderentes passou também pela implementação de uma linha de informação.

E como pensa o Institutoptico relançar o seu negócio?

Para nós, o relançamento assenta na base das medidas tomadas para defender o negócio, pois sem as mesmas não teríamos a capacidade financeira, imprescindível, para realizar um investimento robusto em comunicação que permita um regresso rápido dos nossos clientes e um apelo forte para que novos consumidores visitem as lojas do grupo. Sabemos que, apesar de existirem vários cenários relativamente à recuperação económica, mesmo os mais otimistas apontam para que a mesma vá ser bastante mais lenta do que todos desejamos e do que necessitamos, após dois meses sucessivos com quebras de faturação em torno dos 80%. Todos os estudos disponíveis demonstram que uma das consequências desta pandemia foi uma forte alteração dos hábitos do consumidor, provocada por um confinamento forçado, das quais ressaltam uma clara preferência e valorização do que é nacional, um apego muito mais forte à família, uma maior relação com marcas responsáveis e próximas socialmente, um crescimento vertiginoso das compras nos canais eletrónicos e o recurso generalizado às entregas ao domicílio. A quase totalidade da resposta a estas necessidades está latente no ADN do grupo, nomeadamente o facto de ser 100% português e de, ao longo dos seus 31 anos, ter adotado um comportamento de respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente, através da implementação de programas próprios ou do apoio a iniciativas promovidas por outras entidades, assim como a existência de um relacionamento muito próximo com seus clientes, tão bem traduzido na assinatura “o seu ótico de família”. Neste sentido, estamos confiantes que o Institutoptico está bem posicionado, para uma rápida recuperação do negócio e consequentemente para aumentar a sua representatividade no mercado ótico. Para tal desenvolvemos uma nova estratégia de comunicação, que vai sublinhar a capacidade e credibilidade que o nossos óticos têm na prestação de um serviço de excelência, no que respeita aos cuidados visuais e tornar ainda mais evidente o compromisso assumido com os nossos clientes através do lançamento de uma campanha intitulada “A Família dá-lhe a mão”.

Entrevista completa na próxima edição.

15 Junho 2020
EntrevistasGrupos de ótica

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