UMinho coordena estudo sobre impacto da pandemia no ensino da optometria

Imagem da notícia: UMinho coordena estudo sobre impacto da pandemia no ensino da optometria

A Universidade do Minho lidera um estudo europeu para entender o impacto da atual pandemia no ensino da optometria e alinhar estratégias futuras neste âmbito. O trabalho é liderado por José Manuel González-Méijome, professor catedrático da Área de Optometria e Ciências da Visão (OCV) do Departamento de Física da Escola de Ciências da UMinho, na qualidade de presidente do Comité Educacional da Academia Europeia de Optometria e Ótica (EAOO).

Foi já realizado um estudo-piloto a responsáveis de dez instituições de sete países, que está agora a ser alargado a mais de 50 instituições de ensino superior de 30 países europeus e países associados que lecionam licenciaturas, mestrados e/ou doutoramentos neste ramo. Os resultados do questionário vão ser apresentados em meados de junho, na reunião do “Grupo de Interesse Especial” da EAOO. 

O ensino da Optometria e Ciências da Visão é um caso paradigmático. Inclui na sua matriz curricular uma forte componente de ciência fundamental, combinada com o treino clínico que prepara os estudantes para prestar cuidados primários da saúde da visão em óticas, hospitais, consultórios e, ainda, empresas nacionais e multinacionais ligadas a dispositivos de correção visual por meios óticos ou cirúrgicos.

“A transmissão do nosso conhecimento em contexto clínico nesta conjuntura é um grande desafio, tal como sucede na Psicologia, na Enfermagem ou na Medicina. Esperamos que este estudo promova a partilha, coerência e coordenação das melhores práticas pedagógicas a nível europeu”, refere José González-Méijome. 

A Universidade do Minho é a única instituição de ensino superior em Portugal que oferece os três ciclos de estudo nesta especialidade. A sua Área Disciplinar de OCV foi também pioneira nas novas modalidades de ensino à distância na UMinho desde 2015, uma experiência decisiva para enfrentar o contexto do ensino em tempos de Covid-19.

Saiba mais aqui.

22 Maio 2020
AtualidadeEventos e formação

PUBLICIDADE
Silmo Paris 2020

Notícias relacionadas

Junho em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de junho de 2020.

Ler mais 5 Julho 2020
Atualidade

Gonçalo Barral: “Faz todo o sentido falar do futuro da ótica”

“Preparar o mundo da Óptica rumo ao Futuro” foi o mote para o webinar organizado pela Essilor Portugal a 18 de maio, dia em que a empresa comemorou o seu 31º aniversário. O evento online incluiu apresentações das mais diversas áreas, protagonizadas por alguns membros da equipa da Essilor.

Ler mais 2 Julho 2020
Eventos e formaçãoLentes