Mercado ótico em Portugal: os grupos em destaque

Imagem da notícia: Mercado ótico em Portugal: os grupos em destaque

O mais recente estudo “Distribuição de Óptica”, levado a cabo pela consultora Informa D&B, revela uma tendência de crescimento neste setor, tanto ao nível do número de estabelecimentos como em relação ao volume de faturação. A previsão para 2020, segundo os dados apresentados em junho deste ano, é muito favorável.

O número de óticas em Portugal manteve nos últimos anos uma tendência de crescimento, com o aparecimento de aproximadamente 265 estabelecimentos novos entre 2014 e 2019. Em maio deste ano, operavam em Portugal 1.845 óticas. Em termos de localização, Lisboa é a região que concentra o maior número de pontos de venda, reunindo cerca de 22% do total. De seguida surgem Porto (14%), Braga (9%) e Setúbal (8%). Dado este crescimento exponencial nos últimos anos, verificou-se naturalmente um aumento da concorrência no setor e consequentemente uma crescente agressividade em termos de ofertas e descontos.

Esta situação levou ao desaparecimento de muitos estabelecimentos independentes, na sua maioria de natureza familiar, incapazes de sobreviver num cenário de intensa rivalidade e pressão em relação às margens. Muitas dessas óticas acabaram por integrar grandes grupos de compras ou redes de franquias. De salientar que, em 2005, 60% das óticas pertenciam a grandes cadeias e, este ano, a percentagem situa-se nos 95%, representando 1.747 óticas associadas a grupos. Hoje, assiste-se de facto a uma “centralização do poder” neste setor. Em 2018, os cinco principais grupos de ótica representavam uma quota de mercado de 57%, valor que sobe para 75% se forem considerados os dez primeiros.

Na ÓpticaPro 199, expomos informações exclusivas de 15 dos principais grupos a atuar em Portugal. Em colaboração com a nossa equipa, os responsáveis por essas empresas prontificaram-se a “prestar as contas” de 2018.

Saiba tudo aqui.

19 Dezembro 2019
Grupos de ótica

PUBLICIDADE
Mido 2020

Notícias relacionadas

“Dona Dolores” é a nova cara da MultiOpticas

Dolores Aveiro, a mãe e avó mais famosa de Portugal, é o novo rosto da MultiOpticas, protagonizando as campanhas da marca este ano. Uma super-mãe, reconhecida pelos valores que inspira nos seus filhos e pela forma como olha por todos.

Ler mais 16 Janeiro 2020
Grupos de ótica

Optivisão conta com 13 novas óticas no grupo

A iniciar o novo ano, a Optivisão apresenta as quatro novas entidades que se aliaram à rede de franchising com um total de 13 novas óticas: Modelo Visual em Castro Verde; Óptica do Bolhão com duas lojas no Porto; Ópticas Minho em Amares, Guimarães e duas lojas em Braga; e Adão Oculista em Ermesinde, Foz do Douro, Gondomar, Passos Manuel, Porto e Vila Nova de Gaia.

Ler mais 10 Janeiro 2020
Grupos de ótica

“Olhar 20/20” é o mote da MultiOpticas para 2020

A MultiOpticas lança o “Olhar 20/20”, uma ligação direta com 20/20 que é, também, a forma universal de designar uma visão perfeita – a acuidade visual considerada normal à distância de 20 pés (seis metros).

Ler mais 7 Janeiro 2020
Grupos de ótica