Mercado ótico em Portugal: os grupos em destaque

Imagem da notícia: Mercado ótico em Portugal: os grupos em destaque

O mais recente estudo “Distribuição de Óptica”, levado a cabo pela consultora Informa D&B, revela uma tendência de crescimento neste setor, tanto ao nível do número de estabelecimentos como em relação ao volume de faturação. A previsão para 2020, segundo os dados apresentados em junho deste ano, é muito favorável.

O número de óticas em Portugal manteve nos últimos anos uma tendência de crescimento, com o aparecimento de aproximadamente 265 estabelecimentos novos entre 2014 e 2019. Em maio deste ano, operavam em Portugal 1.845 óticas. Em termos de localização, Lisboa é a região que concentra o maior número de pontos de venda, reunindo cerca de 22% do total. De seguida surgem Porto (14%), Braga (9%) e Setúbal (8%). Dado este crescimento exponencial nos últimos anos, verificou-se naturalmente um aumento da concorrência no setor e consequentemente uma crescente agressividade em termos de ofertas e descontos.

Esta situação levou ao desaparecimento de muitos estabelecimentos independentes, na sua maioria de natureza familiar, incapazes de sobreviver num cenário de intensa rivalidade e pressão em relação às margens. Muitas dessas óticas acabaram por integrar grandes grupos de compras ou redes de franquias. De salientar que, em 2005, 60% das óticas pertenciam a grandes cadeias e, este ano, a percentagem situa-se nos 95%, representando 1.747 óticas associadas a grupos. Hoje, assiste-se de facto a uma “centralização do poder” neste setor. Em 2018, os cinco principais grupos de ótica representavam uma quota de mercado de 57%, valor que sobe para 75% se forem considerados os dez primeiros.

Na ÓpticaPro 199, expomos informações exclusivas de 15 dos principais grupos a atuar em Portugal. Em colaboração com a nossa equipa, os responsáveis por essas empresas prontificaram-se a “prestar as contas” de 2018.

Saiba tudo aqui.

19 Dezembro 2019
Grupos de ótica

PUBLICIDADE
.....nome do evento, marca, etc.....
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas