Mercado ótico em Portugal: os grupos em destaque

Imagem da notícia: Mercado ótico em Portugal: os grupos em destaque

O mais recente estudo “Distribuição de Óptica”, levado a cabo pela consultora Informa D&B, revela uma tendência de crescimento neste setor, tanto ao nível do número de estabelecimentos como em relação ao volume de faturação. A previsão para 2020, segundo os dados apresentados em junho deste ano, é muito favorável.

O número de óticas em Portugal manteve nos últimos anos uma tendência de crescimento, com o aparecimento de aproximadamente 265 estabelecimentos novos entre 2014 e 2019. Em maio deste ano, operavam em Portugal 1.845 óticas. Em termos de localização, Lisboa é a região que concentra o maior número de pontos de venda, reunindo cerca de 22% do total. De seguida surgem Porto (14%), Braga (9%) e Setúbal (8%). Dado este crescimento exponencial nos últimos anos, verificou-se naturalmente um aumento da concorrência no setor e consequentemente uma crescente agressividade em termos de ofertas e descontos.

Esta situação levou ao desaparecimento de muitos estabelecimentos independentes, na sua maioria de natureza familiar, incapazes de sobreviver num cenário de intensa rivalidade e pressão em relação às margens. Muitas dessas óticas acabaram por integrar grandes grupos de compras ou redes de franquias. De salientar que, em 2005, 60% das óticas pertenciam a grandes cadeias e, este ano, a percentagem situa-se nos 95%, representando 1.747 óticas associadas a grupos. Hoje, assiste-se de facto a uma “centralização do poder” neste setor. Em 2018, os cinco principais grupos de ótica representavam uma quota de mercado de 57%, valor que sobe para 75% se forem considerados os dez primeiros.

Na ÓpticaPro 199, expomos informações exclusivas de 15 dos principais grupos a atuar em Portugal. Em colaboração com a nossa equipa, os responsáveis por essas empresas prontificaram-se a “prestar as contas” de 2018.

Saiba tudo aqui.

19 Dezembro 2019
Grupos de ótica

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
.....nome do evento, marca, etc.....
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

Lozza torna-se marca histórica

A marca de óculos propriedade do Grupo De Rigo, pertence agora ao registo oficial de marcas italianas históricas, um reconhecimento do legado da Lozza, daquela que é a marca de óculos mais antiga da Itália.

Ler mais 9 Setembro 2021
AtualidadeGrupos de ótica