Os microplásticos na ótica. Uma questão de pegada ecológica.

Imagem da notícia: Os microplásticos na ótica. Uma questão de pegada ecológica.

Contra factos, não há argumentos. Os microplásticos, pedaços muito pequenos de lixo plástico, com menos de cinco milímetros, são um dos principais poluentes dos oceanos, representando uma ameaça crescente para a vida marinha. A produção mundial de plásticos tem vindo a aumentar desde 1950 e estima-se que atualmente são produzidas mais de 300 milhões de toneladas. Em menos de um século, os detritos de plástico já representam cerca de 60 a 80% do lixo marinho, dependendo da localização. Uma verdadeira catástrofe ambiental. 

A presença de plásticos e microplásticos no ambiente aquático é um assunto de preocupação. Há uma evidência crescente de que os organismos marinhos em todos os níveis da cadeia alimentar ingerem plásticos e microplásticos, entrando desta forma na cadeia alimentar, com todos os riscos daí resultantes para a humanidade. Cientistas registaram recentemente uma taxa diária de 365 partículas microplásticas por metro quadrado a cair do céu, na região dos Pirenéus, segundo um estudo publicado na revista Nature Geoscience.

Tendo como ponto de partida esta temática, a ÓpticaPro contactou cerca de duas dezenas de empresas ligadas ao setor ótico, sendo que apenas seis aceitaram responder às questões colocadas sobre a reciclagem e filtragem de resíduos plásticos. Um tema preocupante em todo o mundo, que poderá afetar a saúde humana através da cadeia alimentar, mas que ainda provoca por cá certos tabus. Em Portugal há soluções disponíveis para reter o microplástico, como circuitos fechados de filtragem. 

Saiba as opiniões destes profissionais na ÓpticaPro 197.

10 Outubro 2019
Lentes

Notícias relacionadas

Plano de contingência: comunicado HOYA

Carlos Matos, country manager da HOYA Portugal, dirige-se a todos os clientes e profissionais do setor, no seguimento do novo confinamento geral decretado pelo Governo.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeLentes

Essilor renova logótipo

A Essilor® assinala mais um marco na história da sua identidade corporativa. O logótipo vai mudar e vem reforçar uma nova arquitetura de marca, mais sólida e moderna, com o objetivo de alicerçar a preferência do cliente e facilitar a recomendação.

Ler mais 8 Janeiro 2021
Lentes