Óculos auto-ajustáveis pela melhoria da educação

Imagem da notícia: Óculos auto-ajustáveis pela melhoria da educação

Uma nova investigação, liderada pela Queen’s University Belfast, na Irlanda do Norte, mostra que o uso de óculos auto-ajustáveis ​​por crianças que vivem em áreas remotas e menos desenvolvidas pode melhorar a sua visão e oportunidades educacionais.

A má visão e a falta de formação de qualidade estão intrinsecamente ligadas. Nas partes menos desenvolvidas e remotas do mundo, onde o acesso aos profissionais de saúde é limitado, as crianças que não usam os óculos de que necessitam correm um risco maior de ficar para trás na educação devido à falta de visão.

Esta pesquisa é baseada num programa contínuo de prestação de serviços realizado pela Orbis International e pelo Zhongshan Ophthalmic Center (ZOC) em Guangzhou, China.

O professor Nathan Congdon, do Centro de Saúde Pública da Queen’s University, em Belfast, e o diretor de pesquisa da Orbis International e professor visitante do ZOC, explicam que “embora as crianças chinesas tenham uma das maiores taxas de miopia do mundo, apenas 15 a 20% das crianças que precisam de óculos nas áreas rurais os têm”.

A investigação, publicada na Ophthalmology, envolveu crianças míopes com idades entre os 11 e os 16 anos que moravam em áreas rurais da província de Guangdong, no sul da China. As crianças receberam óculos prescritos padrão ou óculos ajustáveis, de modo a que realizassem “auto-refração”, otimizando a sua própria visão.

Os investigadores descobriram que os óculos ajustáveis ​​são uma boa opção para esta necessidade. Nathan Congdon concluiu que “esta pesquisa fornece um suporte adicional à ideia de que a auto-refração pode contribuir para a saúde visual das crianças neste cenário. Descobrimos que os óculos ajustáveis ​​oferecem essencialmente o mesmo padrão dos óculos prescritos em termos de precisão e visão”.

Saiba mais aqui.

3 Outubro 2019
Visão

PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

Rastreios realizados pela Shamir revelam falta de correção visual

No âmbito do Dia Mundial da Visão, a Shamir Optical Portugal realizou um rastreio visual na zona do Porto. A amostra foi de, aproximadamente, quatro dezenas de pessoas e demonstrou que mais de metade dos inquiridos utiliza óculos, indicando uma prevalência significativa de correção visual na população.

Ler mais 5 Janeiro 2024
Visão

CV lançam linha exclusiva de líquidos de manutenção

A pensar na saúde ocular dos seus clientes, os Conselheiros da Visão (CV) lançaram, no passado mês de novembro, a sua gama exclusiva de líquidos de manutenção, compatível com todos os usuários de lentes de contacto, aumentando assim a oferta aos seus clientes no que toca a produtos de contactologia.

Ler mais 5 Dezembro 2023
Grupos de óticaVisão

MultiOpticas: Dolores Aveiro e Fernando Daniel assinalam mês da visão

No Mês da Visão, a MultiOpticas sensibiliza para a importância da saúde visual e para a sua prevenção junto dos mais jovens. Dolores Aveiro e Fernando Daniel inspiram jovens da Academia do Johnson com o objetivo de aliar a importância da visão ao desenvolvimento físico e social das crianças.

Ler mais 13 Outubro 2023
Visão