Israel: retina artificial poderá devolver visão a cegos

Imagem da notícia: Israel: retina artificial poderá devolver visão a cegos

Yael Hanein, diretora do Centro de Nanociência, Nanotecnologia e Nanomedicina da Universidade de Tel Aviv, apresentou recentemente os resultados da investigação que levou a cabo nos últimos 10 anos, com o objetivo de criar uma retina artificial para substituir a ação dos fotorrecetores naturais do olho, quando destruídos por degeneração macular relacionada com a idade (DMI).

Segundo o site Israel Notícias, “os protótipos de visão artificial foram desenvolvidos e testados no nosso laboratório, mas eram muito grandes e volumosos para uso cirúrgico”, afirma a investigadora. “O desafio é desenvolver algo compacto que possa ser inserido precisamente no olho e colocado na retina”.

Para tal, os investigadores deste laboratório utilizam nanotubos de carbono, dentro dos quais são introduzidos os componentes fotossensíveis. Integrados com um polímero biocompatível, estes nanotubos podem criar o campo elétrico de estimulação retiniana necessária.

Saiba mais aqui. Se deseja contactar os investigadores, para obter mais informações, aceda a esta página.

28 Junho 2019
Visão

PUBLICIDADE
Oporto Optics Summit 2024

Notícias relacionadas

Rastreios realizados pela Shamir revelam falta de correção visual

No âmbito do Dia Mundial da Visão, a Shamir Optical Portugal realizou um rastreio visual na zona do Porto. A amostra foi de, aproximadamente, quatro dezenas de pessoas e demonstrou que mais de metade dos inquiridos utiliza óculos, indicando uma prevalência significativa de correção visual na população.

Ler mais 5 Janeiro 2024
Visão

CV lançam linha exclusiva de líquidos de manutenção

A pensar na saúde ocular dos seus clientes, os Conselheiros da Visão (CV) lançaram, no passado mês de novembro, a sua gama exclusiva de líquidos de manutenção, compatível com todos os usuários de lentes de contacto, aumentando assim a oferta aos seus clientes no que toca a produtos de contactologia.

Ler mais 5 Dezembro 2023
Grupos de óticaVisão

MultiOpticas: Dolores Aveiro e Fernando Daniel assinalam mês da visão

No Mês da Visão, a MultiOpticas sensibiliza para a importância da saúde visual e para a sua prevenção junto dos mais jovens. Dolores Aveiro e Fernando Daniel inspiram jovens da Academia do Johnson com o objetivo de aliar a importância da visão ao desenvolvimento físico e social das crianças.

Ler mais 13 Outubro 2023
Visão