Cuidados a ter com os olhos no Verão

Imagem da notícia: Cuidados a ter com os olhos no Verão

E porque chegou a estação do ano mais quente, tenha cuidados extra com a sua visão. No Verão, os olhos podem sofrer agressões da radiação solar e ficar mais expostos a lesões na córnea e na retina, bem como a doenças como catarata e pterígio (a formação de uma membrana sobre o globo ocular). Daí a importância do uso de óculos de sol.

Usados tanto para fins estéticos como para providenciar melhor conforto visual, eles devem apresentar uma característica importante, porém muitas vezes negligenciada na hora da compra: a proteção contra os raios ultravioleta (UVA e UVB). Tal proteção deve ser atestada e adequada para barrar, de facto, os efeitos nocivos do sol. Todos os óculos devem ter filtros UV de aproximadamente 100%, já que o uso de lentes escuras sem essa proteção provoca a dilatação da pupila, fazendo com que o olho absorva ainda mais os raios UV.

Outras lentes indicadas para a proteção contra os raios ultravioleta são as dos óculos de prescrição com tratamento fotossensível ou fotocromático. Elas têm um componente químico que, ao entrar em contacto com a luz solar, se decompõe. Assim, estas lentes mudam de cor, escurecendo em ambientes com muita luz e clareando em situações de pouca luz.

Por essas e outras razões, além das consultas regulares ao oftalmologista, é fundamental que, na escolha dos seus novos óculos de sol, verifique a sua qualidade e certificação. O uso de óculos de sol de origem duvidosa pode levar a danos ainda mais expressivos do que aqueles sofridos por quem nunca usa óculos. 

Lentes polarizadas ou espelhadas?

As lentes também devem ser grandes e ficar o mais próximas possível dos olhos, de preferência com uma armação de formato envolvente, de modo a que a luz solar não passe pelas laterais dos óculos. Contudo, as que têm curvaturas acentuadas podem proporcionar alguma distorção das imagens periféricas, não sendo as mais indicadas para a condução de veículos. As lentes polarizadas diminuem a exposição à radiação refletida, permitindo um maior conforto e nitidez visuais. “A cor da lente não influencia diretamente a qualidade da proteção. As lentes muito escuras e as lentes espelhadas podem diminuir ligeiramente a acuidade visual, não sendo as mais indicadas para a condução de veículos, mas são ótimas para condições de elevada refletividade, como na neve”.

Artigo da autoria da MONOPTICIEN Paris, uma das vertentes do grupo MIOPTICO, que chegou ao mercado português em julho de 2018 e já tem como associados 31 óticas.

26 Junho 2019
Grupos de óticaVisão

Notícias relacionadas

Córnea sintética ajuda cego a voltar a ver

Um homem de 78 anos estava dado como legalmente cego e recuperou a visão, sendo capaz de reconhecer familiares e ver números num quadro. O feito só foi possível devido ao implante da córnea sintética desenvolvida pela CorNeat que pode ser colocado diretamente no olho para substituir córneas danificadas, sem necessidade de tecido humano.

Ler mais 26 Janeiro 2021
Visão

Institutoptico entrega alimentos à Rede de Emergência Alimentar

O Institutoptico doou à Rede de Emergência Alimentar, no passado dia 24 de dezembro, mais de 12 toneladas de alimentos no valor de 21.293€. Esta doação resultou da campanha de Natal levada a efeito entre os dias 26 de novembro e 22 de dezembro nas óticas do grupo.

Ler mais 25 Janeiro 2021
Grupos de ótica