João Carvalho: “um professor exigente, justo e orgulhoso”

Imagem da notícia: João Carvalho: “um professor exigente, justo e orgulhoso”

Professor do curso profissional Técnico de Ótica Ocular da Casa Pia desde 2006 nas disciplinas de preparação, montagem e reparações em ótica, João Carvalho, ótico e optometrista, é apaixonado pela formação que poucos conhecem e muitos dão valor.

ÓpticaPro
: O que fazem os alunos quando concluem o curso? Quais as principais saídas profissionais?

João Carvalho: Estão habilitados a fazer todo o tipo de montagens de lentes oftálmicas e reparações; podem fazer atendimento ao cliente que vai desde a escolha mais adequada das lentes e respetiva armação consoante a sua prescrição; assim como assegurar a gestão das óticas e ter umas noções de contactologia. É dos poucos cursos profissionais em que os técnicos de ótica ocular estão habilitados a gerir uma ótica, sem estar sob a alçada de um técnico superior, como um diretor técnico de uma farmácia.

OP: No Skills 2018, Campeonato Nacional das Profissões, voltaram a ser os grandes vencedores nesta área…

JC: Competimos desde 2014 neste Campeonato, organizado pelo IEFP, na profissão de Técnico de Ótica Ocular, onde sou presidente do júri. É importante para a Casa Pia e para os concorrentes (neste contexto não são alunos) a nível de treino, porque estão a competir com outras escolas de ótica. O nosso desempenho foi mais uma vez excelente. Somos de novo campeões nacionais na profissão Técnico de Ótica Ocular.

OP: O nível de exigência é muito grande para os seus alunos?

JC: Posso dizer que são muito bem treinados. Sou um professor muito exigente, justo e orgulhoso. Não é ao acaso que são muito solicitados quando terminam o curso.

Conheça a entrevista completa aos três “mosqueteiros” do ensino de ótica ocular – Manuela Mingote, Rui Gomes e João Carvalho – na ÓpticaPro 180.

16 Maio 2018
Entrevistas

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble
PUBLICIDADE
.....nome do evento, marca, etc.....
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

“A Prooptica atua de olhos postos no futuro”

Numa altura em que a Prooptica comemora 28 anos de existência Luís Justino, administrador da empresa, desvenda em entrevista os segredos do sucesso, as dificuldades vividas e as oportunidades que a pandemia de Covid-19 trouxeram. Para o futuro, o administrador imagina uma empresa fascinada pela internacionalização e pelo desenvolvimento sustentado, com o mesmo objetivo de sempre: garantir a satisfação plena de todos os parceiros.

Ler mais 3 Setembro 2021
Entrevistas

“Os óculos são objetos que qualificam as pessoas”

Uma das pessoas mais reconhecidas no mundo da ótica, especialmente quando falamos do conceito de óculos modernos, falou em exclusivo para Portugal à ÓpticaPro. Contador de histórias, Paolo Seminara respira paixão por uma profissão onde “o tempo voa”.

Ler mais 10 Agosto 2021
AtualidadeEntrevistasÓculos