João Carvalho: “um professor exigente, justo e orgulhoso”

Imagem da notícia: João Carvalho: “um professor exigente, justo e orgulhoso”

Professor do curso profissional Técnico de Ótica Ocular da Casa Pia desde 2006 nas disciplinas de preparação, montagem e reparações em ótica, João Carvalho, ótico e optometrista, é apaixonado pela formação que poucos conhecem e muitos dão valor.

ÓpticaPro
: O que fazem os alunos quando concluem o curso? Quais as principais saídas profissionais?

João Carvalho: Estão habilitados a fazer todo o tipo de montagens de lentes oftálmicas e reparações; podem fazer atendimento ao cliente que vai desde a escolha mais adequada das lentes e respetiva armação consoante a sua prescrição; assim como assegurar a gestão das óticas e ter umas noções de contactologia. É dos poucos cursos profissionais em que os técnicos de ótica ocular estão habilitados a gerir uma ótica, sem estar sob a alçada de um técnico superior, como um diretor técnico de uma farmácia.

OP: No Skills 2018, Campeonato Nacional das Profissões, voltaram a ser os grandes vencedores nesta área…

JC: Competimos desde 2014 neste Campeonato, organizado pelo IEFP, na profissão de Técnico de Ótica Ocular, onde sou presidente do júri. É importante para a Casa Pia e para os concorrentes (neste contexto não são alunos) a nível de treino, porque estão a competir com outras escolas de ótica. O nosso desempenho foi mais uma vez excelente. Somos de novo campeões nacionais na profissão Técnico de Ótica Ocular.

OP: O nível de exigência é muito grande para os seus alunos?

JC: Posso dizer que são muito bem treinados. Sou um professor muito exigente, justo e orgulhoso. Não é ao acaso que são muito solicitados quando terminam o curso.

Conheça a entrevista completa aos três “mosqueteiros” do ensino de ótica ocular – Manuela Mingote, Rui Gomes e João Carvalho – na ÓpticaPro 180.

16 Maio 2018
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

Eric Lenoir: “Propomos valor acrescentado”

Eric Lenoir, diretor do Silmo Paris, fala-nos sobre o desenvolvimento internacional do Silmo Family, “uma comunidade de 1.200 empresas do setor ótico que se reúne com 49.000 profissionais em todo o mundo”.

Ler mais 26 Abril 2018
Entrevistas