In Eye poderá substituir gotas

Imagem da notícia: In Eye poderá substituir gotas

O In Eye, dispositivo que está a ser desenvolvido no departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra, promete substituir a aplicação diária de gotas para olhos, por exemplo, em doentes com glaucoma ou em recuperação de cirurgias às cataratas. Em vez disso, bastará colocar o pequeno inserto junto ao olho, na pálpebra inferior, para dosear e distribuir o medicamento pelo organismo, por um longo período de tempo.

Segundo um artigo do Diário de Notícias, em causa está uma tecnologia inovadora, que os investigadores Marcos Mariz e Paula Ferreira tentam transformar numa ideia de negócio com pernas para andar. “Podemos imobilizar no In Eye até três ou quatro fármacos diferentes em simultâneo”, explica Marcos, que faz deste projeto a sua tese de doutoramento, há muito adiada (sob orientação de Helena Gil e Joaquim Murta, professores catedráticos das faculdades de Ciências e Tecnologia e de Medicina da Universidade de Coimbra, respetivamente).

Assim, “em situações de pós-operatório, em que é complicado aos doentes seguir a terapêutica (de vários medicamentos em simultâneo”, ou em casos como os de glaucoma, “que afeta pessoas de idade, que têm dificuldade em pôr as gotas ou em lembrar-se se já as colocaram”, pode-se “facilitar-lhes muito a vida, garantindo um tratamento contínuo”.

Saiba tudo aqui.

14 Setembro 2017
Equipamentos e software

Notícias relacionadas

SPJ apresenta Moviik, um sistema de gestão de filas

A SPJ - Business Technology apresenta ao mercado ótico o sistema modular Moviik, a pensar nas filas do lado de fora da porta. Este sistema adapta-se a todos os ambientes de loja, dos mais simples aos mais complexos.

Ler mais 25 Fevereiro 2021
Equipamentos e software

Astuto disponibiliza planos de formação à distância

Na Astuto Software, em tempos de pandemia, o foco está totalmente orientado para "disponibilizar ferramentas que ajudem os clientes a ultrapassar os tempos difíceis que atravessamos e sobretudo ajudar a que se preparem para uma retoma que desejamos seja forte".

Ler mais 27 Janeiro 2021
Equipamentos e software

F3M quer integrar várias certificações num único sistema

É um dos principais objetivos da F3M para 2021: integrar num único sistema as várias certificações que já detém. Com este desafio, a empresa tecnológica visa consolidar, uma vez mais, o seu empenho na melhoria contínua e na qualidade dos seus serviços, reforçando a satisfação dos seus clientes. O objetivo é, também, estar cada vez mais próximo dos óticos.

Ler mais 22 Janeiro 2021
Equipamentos e software