Optometrista espanhola na final do FORCE 2017

Imagem da notícia: Optometrista espanhola na final do FORCE 2017

A optometrista espanhola Andrea Alcaraz Cáceres, licenciada recentemente pela Universidade de Alicante, esteve presente entre os investigadores de toda a Europa que alcançaram a final do programa FORCE Estudante do ano da CooperVision.

A final FORCE (Future Ocular Research Creativity Event, nas suas iniciais em inglês) teve lugar no Centro de Inovação da CooperVision em Budapeste, Hungria, nos dias 19 e 20 de maio. Participaram equipas formadas por estudantes e seus professores supervisores de nove países.

Os vencedores do programa FORCE 2017 deste ano foram Alessandra Rossi e Sara Picarazzi da Universidade de Milano-Bicocca em Itália. Orientadas por Silvia Tavazzi, esta investigação analisou a absorção de cosméticos oculares pelas lentes de contacto moles. A absorção de cosméticos foi maior que o esperado e diferentes tipos de lentes de contacto interagem de forma distinta com os cosméticos.

Além deste trabalho vencedor, houve dois trabalhos que alcançaram a final e que receberam uma menção especial: Malgorzata Hadzicka da Universiade Adam Mickiewicz em Poznan (Polónia) e Marie Kodetová e Barbora Hrácková, estudantes da Universidade Masaryk em Brno (República Checa).

A finalista da Ibéria Andrea Alcaraz Cáceres, orientada por María del Mar Segui Crespo e David Piñero Llorens, investigou a qualidade de vida (Quality of life QoL) e a sua relação com a função visual nos pacientes presbitas que usam lentes de contacto multifocais. Andrea concluiu que a combinação do perfil de aberrometria da lente e as aberrações do olho são fundamentais nas lentes de contacto multifocais e no impacto na QoL dos usuários.

FORCE é uma competição anual na área das lentes de contacto, reunindo os melhores estudantes das universidades de optometria de toda a Europa. Os alunos são convidados a realizar um projeto de pesquisa e apresentar as conclusões sobre um tema relacionado com as lentes de contacto.

22 Junho 2017
Lentes

PUBLICIDADE
Bausch Lomb
PUBLICIDADE
Silmo Paris

Notícias relacionadas