“Somos apaixonados pela ótica”

Imagem da notícia: “Somos apaixonados pela ótica”

Ana Paula Verdade e António Almeida são os rostos da Aliópticas, uma empresa sediada em Anadia que passou a integrar o grupo Opticalia no início de 2017. Deslocámo-nos até à loja da Mealhada para conhecer um pouco melhor este casal empreendedor.

Qual é a vossa história?

António Almeida: O meu percurso na ótica já é bastante longo. Entrei nesta área com 14 anos, para apoiar o meu pai, numa época em que era comum as lojas terem ótica e ourivesaria no mesmo espaço. E isto aconteceu há mais de três décadas. Há cerca de 22 anos decidi começar o negócio por conta própria e foi quando se deu a separação. O meu pai continuou com a ourivesaria e eu abracei a ótica. Na altura ficou com a designação Óptica Almeida, o nome de família. Instalei-me em Anadia, porque sou um filho da terra e gosto destas gentes. Passados oito meses, propuseram-me abrir a segunda, mas em Castro Daire, distrito de Viseu. No entanto, surgiu a oportunidade de vender essa ótica e, como as distâncias eram longas, não hesitei. Não hesitei porque também já tinha outra proposta na Mealhada, bem mais perto. E assim foi, fiz o negócio. Fomos evoluindo ao longo dos anos e, em 2011, mudámos o nome para Aliópticas. A viragem maior deu-se no início deste ano, com a entrada no grupo Opticalia.

Ana Paula Verdade: Eu sou de uma área completamente distinta, a engenharia civil. Trabalhei um ano e meio como engenheira, mas não me identificava com a profissão. Quando casei com o António, há cerca de 20 anos, comecei a inserir-me no ramo da ótica e apaixonei-me. Fiz várias formações relacionadas com a área e lancei-me de cabeça neste projeto. A Aliópticas é uma empresa a dois.

Leia mais na ÓpticaPro 167.

17 Abril 2017
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Acreditem na optoVision e no projeto da marca para Portugal”

Mário Pereira é o "rosto" da optoVision em Portugal, laboratório alemão de lentes oftálmicas que chegou em outubro ao nosso país. Numa entrevista intimista, o responsável pelo projeto falou-nos do seu percurso e da larga experiência que possui na área das lentes oftálmicas e, ainda, da marca que vai liderar em território nacional.

Ler mais 16 Novembro 2020
Entrevistas

Daniela Guerreiro: “O mercado da ótica mudou bastante”

Com uma recente remodelação, a Oculista Carioca, nos arredores de Sintra, está mais atrativa e funcional. Com “um serviço de qualidade, seriedade e profissionalismo”, Daniela Guerreiro, há 16 anos na empresa fundada pelo pai, reconhece que o mercado mudou bastante desde então.

Ler mais 20 Julho 2020
Entrevistas