“Somos apaixonados pela ótica”

Imagem da notícia: “Somos apaixonados pela ótica”

Ana Paula Verdade e António Almeida são os rostos da Aliópticas, uma empresa sediada em Anadia que passou a integrar o grupo Opticalia no início de 2017. Deslocámo-nos até à loja da Mealhada para conhecer um pouco melhor este casal empreendedor.

Qual é a vossa história?

António Almeida: O meu percurso na ótica já é bastante longo. Entrei nesta área com 14 anos, para apoiar o meu pai, numa época em que era comum as lojas terem ótica e ourivesaria no mesmo espaço. E isto aconteceu há mais de três décadas. Há cerca de 22 anos decidi começar o negócio por conta própria e foi quando se deu a separação. O meu pai continuou com a ourivesaria e eu abracei a ótica. Na altura ficou com a designação Óptica Almeida, o nome de família. Instalei-me em Anadia, porque sou um filho da terra e gosto destas gentes. Passados oito meses, propuseram-me abrir a segunda, mas em Castro Daire, distrito de Viseu. No entanto, surgiu a oportunidade de vender essa ótica e, como as distâncias eram longas, não hesitei. Não hesitei porque também já tinha outra proposta na Mealhada, bem mais perto. E assim foi, fiz o negócio. Fomos evoluindo ao longo dos anos e, em 2011, mudámos o nome para Aliópticas. A viragem maior deu-se no início deste ano, com a entrada no grupo Opticalia.

Ana Paula Verdade: Eu sou de uma área completamente distinta, a engenharia civil. Trabalhei um ano e meio como engenheira, mas não me identificava com a profissão. Quando casei com o António, há cerca de 20 anos, comecei a inserir-me no ramo da ótica e apaixonei-me. Fiz várias formações relacionadas com a área e lancei-me de cabeça neste projeto. A Aliópticas é uma empresa a dois.

Leia mais na ÓpticaPro 167.

17 Abril 2017
Entrevistas

PUBLICIDADE
MIDO 2022
PUBLICIDADE
jackNoble

Notícias relacionadas

“Somos muito gratos aos nossos pais pelo que construíram com tanta paixão”

Após uma ligação de vários anos com o Institutoptico, a Ofetal (cadeia de óticas de Oeiras) decidiu criar uma parceria com a concorrente Optivisão. Quatro anos após uma entrevista com os filhos dos fundadores da empresa - Raquel Cotovio e Ana e André Dominguez - quisemos saber quais os motivos da mudança e os projetos de futuro de uma empresa onde as raízes e valores familiares estão sempre presentes.

Ler mais 25 Novembro 2021
Entrevistas

“A UDM é, na verdade, um projeto que cresceu connosco”

A marca italiana Unique Design Milan, fundada por dois amigos durante o período universitário, está em processo de internacionalização. Com a representação em Portugal a cargo de Mario Torre e Rui Lopez, a sua presença no mercado português está a crescer de forma sustentada, de acordo com a sua premissa de qualidade superior, produtos feitos exclusivamente à mão. A ÓpticaPro aproveitou a primeira visita dos dois criadores da UDM a Lisboa – Stefano Romanelli e Mattia Colleoni, para perceber os seus objetivos de expansão da marca.

Ler mais 17 Novembro 2021
Entrevistas

“A vontade de crescer leva qualquer pessoa longe”

A década de 90 marca o início daquela que seria uma bela história de amor. De Lisboa para Anadia, o negócio de duas gerações cresceu a partir da Ourivesaria e deu lugar à Óptica Almeida. Com o amor veio o sucesso, e com ele nasce a Opticalia AliÓpticas em 2011. A ÓpticaPro falou com Ana Paula Cardoso, responsável pela marca, que nos guia por entre alguns dos momentos que marcam o 25º Aniversário desta ótica.

Ler mais 15 Novembro 2021
Entrevistas