“Somos apaixonados pela ótica”

Imagem da notícia: “Somos apaixonados pela ótica”

Ana Paula Verdade e António Almeida são os rostos da Aliópticas, uma empresa sediada em Anadia que passou a integrar o grupo Opticalia no início de 2017. Deslocámo-nos até à loja da Mealhada para conhecer um pouco melhor este casal empreendedor.

Qual é a vossa história?

António Almeida: O meu percurso na ótica já é bastante longo. Entrei nesta área com 14 anos, para apoiar o meu pai, numa época em que era comum as lojas terem ótica e ourivesaria no mesmo espaço. E isto aconteceu há mais de três décadas. Há cerca de 22 anos decidi começar o negócio por conta própria e foi quando se deu a separação. O meu pai continuou com a ourivesaria e eu abracei a ótica. Na altura ficou com a designação Óptica Almeida, o nome de família. Instalei-me em Anadia, porque sou um filho da terra e gosto destas gentes. Passados oito meses, propuseram-me abrir a segunda, mas em Castro Daire, distrito de Viseu. No entanto, surgiu a oportunidade de vender essa ótica e, como as distâncias eram longas, não hesitei. Não hesitei porque também já tinha outra proposta na Mealhada, bem mais perto. E assim foi, fiz o negócio. Fomos evoluindo ao longo dos anos e, em 2011, mudámos o nome para Aliópticas. A viragem maior deu-se no início deste ano, com a entrada no grupo Opticalia.

Ana Paula Verdade: Eu sou de uma área completamente distinta, a engenharia civil. Trabalhei um ano e meio como engenheira, mas não me identificava com a profissão. Quando casei com o António, há cerca de 20 anos, comecei a inserir-me no ramo da ótica e apaixonei-me. Fiz várias formações relacionadas com a área e lancei-me de cabeça neste projeto. A Aliópticas é uma empresa a dois.

Leia mais na ÓpticaPro 167.

17 Abril 2017
Entrevistas

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
PUBLICIDADE
Vision Plus Expo 2021

Notícias relacionadas

“É indescritível sentir que com pouco mudamos a vida de alguém”

Apaixonados por viagens e ligados ao mundo da ótica, Ana Carvalho e Vítor Martins são pessoas inspiradoras, que aliam o gosto de viajar à ajuda ao próximo. Numa conversa com a ÓpticaPro, os proprietários da Ótica Maxivisão desvendaram-nos as suas aventuras e missões em conjunto, para além da história da marca. Apesar de a pandemia associada ao novo coronavírus ter adiado alguns sonhos, de uma coisa estão seguros: não os parou.

Ler mais 27 Abril 2021
EntrevistasRevista

Criador da Police Eyewear muda-se para Portugal

O designer e criador da marca Police Eyewear, Bruno Palmegiani, decidiu mudar-se de armas e bagagens para Lisboa no ano passado, onde tenciona colocar em prática algumas ideias e projetos quando a pandemia o permitir.

Ler mais 22 Fevereiro 2021
Entrevistas

“Nunca mais vamos voltar a trabalhar como antigamente”

Confesso otimista, irrequieto e ambicioso, Rui Motty é uma pessoa inspiradora, característica própria dos líderes. Numa longa conversa com a ÓpticaPro, o diretor da Optocentro desvendou-nos as novidades da empresa, para além das soluções para os obstáculos provocados pela pandemia associada ao novo coronavírus. De uma coisa está certo: nada voltará a ser como antes.

Ler mais 20 Janeiro 2021
Entrevistas