Viagem aos últimos 10 anos da Silmo

Imagem da notícia: Viagem aos últimos 10 anos da Silmo

O Salão internacional de Óptica de Paris – ou Silmo – celebra 50 anos em 2017. Apesar de estar quase a completar meio século de história, a ÓpticaPro começou a noticiar esta feira apenas em 2005, ano em que lançámos o nosso primeiro número. Desde essa altura, já marcámos presença em 10 edições do evento francês e testemunhámos em primeira mão as principais mudanças ocorridas.

O que mudou?

Assim que “aterrámos” na Silmo, fomos “recebidos” por Guy Charlot, o então presidente do certame – cargo que ocupava desde 1993. Em 2011, a pasta passou para Philippe Lafont, o atual “rosto” da feira. A mudança da imagem de um dos eventos mais importantes do setor da ótica foi antecedida por um novo rumo na organização francesa. Depois de 42 anos, a Silmo despediu-se do carismático espaço na Porta de Versalhes e dirigiu-se para um complexo mais moderno e adaptado à dimensão cultivada pelo acontecimento anual. “Novas ambições, novos contactos e novas áreas de negócio” foi a frase que precedeu a geração que começou com a 43ª edição no Centro Internacional de Exposições em Paris-Nord Villepinte. Estávamos em 2010. Um ano antes, também o calendário da feira sofreu alterações: ao invés de acontecer no final de outubro, a feira passou a realizar-se em finais de setembro, de forma a responder às necessidades do mercado impostas pela Mido, a feira de Milão. Mais, a Silmo começou a decorrer entre quinta-feira e domingo, em vez dos habituais quatro dias divididos entre sexta e segunda-feira. Foi a 41ª edição, em 2008, que começou a absorver estes novos moldes.

Toda a reportagem na ÓpticaPro 159!

18 Agosto 2016
Eventos

Ler edições anteriores

Notícias relacionadas

UBI promove XVI Colóquio de Optometria em novembro

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai acolher, entre os dias 13 e 15 de novembro de 2026, o XVI Colóquio de Optometria, um evento de referência que reúne profissionais, estudantes e especialistas da área da saúde visual.

Ler mais 15 Abril 2026
EventosFormação

ExpoÓptica e ExpoAudio: 35ª edição acontece em abril

Organizadas pela IFEMA MADRID, as feiras ExpoÓptica e ExpoAudio realizam-se de 9 a 11 de abril, apostando num formato adaptado à realidade dos setores e alinhado com a tendência internacional de realizar certames em dias úteis, das 10h00 às 20h00.

Ler mais 16 Março 2026
Eventos