“Queremos reforçar a presença da General Optica em Portugal”

Imagem da notícia: “Queremos reforçar a presença da General Optica em Portugal”

Luís Coelho é o rosto da General Optica (Mais Óptica) em Portugal e explica-nos as linhas de atuação e os desafios futuros deste grupo.

ÓpticaPro: A General Optica surgiu há 60 anos em Espanha. Há 18, instalou-se em Portugal como Mais Óptica. Porquê esta distinção no nome?

Luís Coelho: Quando constituímos a empresa em Portugal, em 1998, chamava-se também General Optica. No entanto, após um estudo de mercado que efetuámos, no sentido de averiguarmos qual seria a denominação mais adequada para o nosso país, constatámos que a palavra “general” não funcionava aqui. Como sabe, “general” traduzido do espanhol significa “geral”, mas a palavra em Portugal tem implícito um cargo militar. Além disso, deparámo-nos com algumas dificuldades no registo da marca… portanto, as duas coisas juntas levaram a que atribuíssemos a nomenclatura Mais Óptica ao grupo em Portugal.

OP: Mas acha que existem muitas diferenças entre os mercados espanhol e português?
LC:
Não, as empresas olham cada vez mais para estes dois mercados como um mercado ibérico. Apesar de terem as suas especificidades, às quais temos que nos adaptar, a verdade é que há muitas mais semelhanças, as linhas mestras são as mesmas.

OP: Voltando à Mais Óptica, que balanço faz da atividade do grupo durante os últimos anos?
LC:
Podemos dizer que a empresa atingiu a idade adulta de forma positiva. O balanço que fazemos é extremamente satisfatório. Claro que tivemos momentos de avanços de de recuos, porque a situação económica do país assim o ditou, mas estamos no bom caminho. A intenção é manter a mesma linha de atuação e reforçar a presença do grupo em Portugal.

Toda a entrevista na ÓpticaPro 158.

 

19 Julho 2016
Entrevistas

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

“O meu avô deu-me um propósito de vida”

É assim que Luís Miguel Alves descreve a sua ligação ao setor da ótica. Por influência do avô, assumiu com naturalidade a formação académica em optometria e a abertura de um negócio próprio nesta área.

Ler mais 26 Junho 2025
Entrevistas

O impacto das óticas em zonas rurais/interiores

Sobre este tema, entrevistámos Carla e José Branquinho, da Ótica Alentejana; Luís Miguel Alves, da Óptica Clínica Brigantina – MultiOpticas Bragança/Mirandela; Vítor Martins e Ana Carvalho, da Maxivisão de Vila Nova de Poiares, São Pedro de Alva e Lousã; e Ana Lacerda, do Oculista das Portas de Santo António de Estremoz.

Ler mais 9 Junho 2025
Entrevistas

SPJ celebra 30 anos

Foi a 13 de janeiro que a SPJ, dirigida por Pedro Louro e João Pedro Soares, completou três décadas de existência. Para os responsáveis, este aniversário é a demonstração da dedicação e do crescimento de todos os que passaram pelo grupo. “Ao longo destes 30 anos, construímos mais do que uma empresa. Construímos uma trajetória de trabalho contínuo, inovação e, acima de tudo, parceria”.

Ler mais 10 Abril 2025
Entrevistas