CGCOO alerta para os cuidados oculares a ter no inverno

Imagem da notícia: CGCOO alerta para os cuidados oculares a ter no inverno

Juan Martinéz Moral, presidente do Consejo General de Colegios de Ópticos-Optometristas (CGCOO), alertou os profissionais para o tratamento de lesões associadas aos desportos de inverno.

A queratite e problema retinianos são doenças recorrentes da prática desprotegida de esqui e outros desportos semelhantes, quando o praticante não utiliza óculos de sol para proteção do sol e do próprio frio.

A maior proximidade dos raios solares ao solo terrestre influenciam diretamente a baixa visão, pela reflexão a 80% da neve dos raios ultravioleta, provocando encadeamentos, queimaduras retinianas e, a longo prazo, degeneração macular da idade. Já o frio proporciona um efeito nocivo no lacrimejamento ou secura ocular, sendo necessário lágrimas artificiais.

O CGCOO aconselha a utilização recorrente de óculos de sol adquiridos em espaços de confiança, que consigam cobrir o olho todo, como também a máxima atenção para qualquer problema ocular ser tratado por um profissional habilitado.

18 Janeiro 2016
Atualidade

Notícias relacionadas

Plano de contingência: comunicado HOYA

Carlos Matos, country manager da HOYA Portugal, dirige-se a todos os clientes e profissionais do setor, no seguimento do novo confinamento geral decretado pelo Governo.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeLentes

Novo confinamento: óticas mantêm portas abertas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, altura em que as óticas foram consideradas serviços essenciais e puderam abrir ao público.

Ler mais 14 Janeiro 2021
Atualidade