Vai nascer o primeiro livro sobre a história da ótica em Portugal

Imagem da notícia: Vai nascer o primeiro livro sobre a história da ótica em Portugal

Com o título provisório ÓculOS, o livro tem como autores Alda Rocha, Alexandre Coutinho e Luís Miguel Viterbo e é uma edição Contra a Corrente, 2015.

“Escrever o primeiro livro sobre a história do setor da ótica em Portugal. O desafio está lançado e terá como fio condutor o principal produto da sua existência: os óculos e os seus componentes essenciais, as lentes e as armações. Como evoluíram ao longo do tempo, como se organizou em Portugal o fabrico, o comércio e a distribuição e como se deu a sua popularização, transformando os óculos num ícone de moda e estilo de vida. Do inigualável Fernando Pessoa ao monóculo do general Spínola, passando por algumas vedetas da atualidade. «Dá-me os óculos…» – foram estas, segundo João Gaspar Simões, as últimas palavras de Fernando Pessoa, que morreu a 30 de Novembro de 1935, com 47 anos”.

Indispensável para alcançar o seu propósito, o livro ÓculOs contará com a colaboração de muitos profissionais e especialistas do setor em Portugal. A partir das entrevistas e depoimentos recolhidos, serão construídos os textos dos principais capítulos ligados à indústria e à comercialização dos óculos em Portugal. Estarão particularmente em foco os oculistas e fornecedores mais antigos, cujo acervo documental e espólio fotográfico também contribuirá para a realização da obra.

Saiba mais em breve!

16 Outubro 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Ranking Facebook – Outubro 2020

Neste artigo, que pretendemos publicar regularmente, damos a conhecer as óticas que tiveram o melhor “desempenho” no Facebook durante o período de um mês.

Ler mais 19 Novembro 2020
Atualidade

ÓpticaPro chega ao LinkedIn

Reforçámos a nossa presença no mundo digital com a chegada à rede profissional LinkedIn, de forma a criarmos mais um canal de comunicação com os nossos leitores.

Ler mais 14 Novembro 2020
Atualidade