Vai nascer o primeiro livro sobre a história da ótica em Portugal

Imagem da notícia: Vai nascer o primeiro livro sobre a história da ótica em Portugal

Com o título provisório ÓculOS, o livro tem como autores Alda Rocha, Alexandre Coutinho e Luís Miguel Viterbo e é uma edição Contra a Corrente, 2015.

“Escrever o primeiro livro sobre a história do setor da ótica em Portugal. O desafio está lançado e terá como fio condutor o principal produto da sua existência: os óculos e os seus componentes essenciais, as lentes e as armações. Como evoluíram ao longo do tempo, como se organizou em Portugal o fabrico, o comércio e a distribuição e como se deu a sua popularização, transformando os óculos num ícone de moda e estilo de vida. Do inigualável Fernando Pessoa ao monóculo do general Spínola, passando por algumas vedetas da atualidade. «Dá-me os óculos…» – foram estas, segundo João Gaspar Simões, as últimas palavras de Fernando Pessoa, que morreu a 30 de Novembro de 1935, com 47 anos”.

Indispensável para alcançar o seu propósito, o livro ÓculOs contará com a colaboração de muitos profissionais e especialistas do setor em Portugal. A partir das entrevistas e depoimentos recolhidos, serão construídos os textos dos principais capítulos ligados à indústria e à comercialização dos óculos em Portugal. Estarão particularmente em foco os oculistas e fornecedores mais antigos, cujo acervo documental e espólio fotográfico também contribuirá para a realização da obra.

Saiba mais em breve!

16 Outubro 2015
Atualidade

Ler edições anteriores
PUBLICIDADE
Bausch+Lomb

Notícias relacionadas

CooperVision lança MADE BETTER™

A CooperVision anunciou o lançamento da sua iniciativa MADE BETTER™ – uma nova plataforma global de sustentabilidade centrada em escolhas mais inteligentes e sustentáveis.

Ler mais 17 Junho 2026
Atualidade

Alcon nomeia David Melki como novo Franchise Head de Vision Care

A Alcon anunciou, no início de junho, a nomeação de David Melki como novo Franchise Head de Vision Care em Espanha e Portugal, cargo que ocupa desde maio. Neste novo papel, David lidera a estratégia e o desenvolvimento do negócio da Alcon na área da contactologia e do tratamento do olho seco no mercado ibérico.

Ler mais 16 Junho 2026
Atualidade