Comércio a retalho na Europa sofre oscilações
A venda a retalho, onde se inclui a venda de produtos de óptica em loja, tem sofrido oscilações nos últimos tempos. Determinadas áreas garantiram uma reputação de “garantia” de sucesso, que suscitou o aparecimento de muitos espaços comerciais. Um verdadeiro ‘boom’, como é o caso das ópticas em Leiria.
A venda de comércio a retalho na Europa sofreu uma série de oscilações nos últimos meses. Segundo o Eurostat, gabinete de estatística da União Europeia que promove análises detalhadas sobre os vários países desta comunidade, ocorreu uma subida de 1,2 por cento em agosto, comparativamente ao mês anterior, nos países abrangidos pela zona euro, e 1,4 por cento no resto da comunidade europeia. Julho não foi um mês tão feliz neste campo, tendo em conta que apresentou saldo negativo novamente em comparação com o mês anterior: menos 0,4 por cento de vendas em ambas as áreas.
Esta tendência de agosto justifica-se pelo aumento de vendas em três setores, comparativamente ao mês de julho: na zona euro, o setor dos combustíveis de automóvel aumentou 1,7 por cento, o setor não alimentar 1,5 por cento e o alimentar (comidas, bebidas e tabaco) 0,6 por cento.
Saiba mais numa das próximas edições da ÓpticaPro.
10 Fevereiro 2015
Atualidade