Dia Mundial da Visão celebrado com rastreio gratuito

Imagem da notícia: Dia Mundial da Visão celebrado com rastreio gratuito

Hoje, dia 9 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Visão. A Associação Nacional dos Ópticos (ANO) está a celebrar este momento com rastreios gratuitos.

A iniciativa decorre nas ópticas acreditadas pela ANO (pode consultar o ‘site’ www.ano.pt para encontrar um destes espaços), mediante a mensagem “Dois olhos para uma vida”.

O dia Mundial da Visão é igualmente aproveitado por várias instituições dedicadas à saúde visual para deixarem uma mensagem de precaução.

“O Dia Mundial da Visão potencia a importância de desfrutar de uma saúde ocular universal, com a prevenção de todas as cegueiras que podiam ser evitadas com reviões optométricas prévias”, disse Juan Martínez Moral, presidente do Colégio de Ópticos-Optometristas de Espanha.

Esta instituição está a promover uma campanha social para aumentar a consciência pública para a cegueira e para a baixa visão – como principais problemas de saúde pública internacional – e alertar as entidades governamentais para estes problemas, de forma a estabelecer fundos e programas nacionais para o efeito.

“Cerca de 80 por cento dos 45 milhões de cegos a nível mundial são maiores de 50 anos e aproximadamente 90 por cento dessas pessoas cegas vivem em países de baixos rendimentos, onde os mais velhos, principalmente mulheres, enfrentam mútiplos obstáculos para obter uma maior atenção de saúde. Muitas condições relacionadas e que conduzem à cegueira, como cataratas, degeneração macular, altas miopias e glaucoma, podem ser de fácil tratamento. Uma intervenção adquada a tempo pode atrasar ou reduzir estes graves defeitos na visão”, concluiu o presidente.

9 Outubro 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021

Notícias relacionadas