Dia Mundial da Visão celebrado com rastreio gratuito

Imagem da notícia: Dia Mundial da Visão celebrado com rastreio gratuito

Hoje, dia 9 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Visão. A Associação Nacional dos Ópticos (ANO) está a celebrar este momento com rastreios gratuitos.

A iniciativa decorre nas ópticas acreditadas pela ANO (pode consultar o ‘site’ www.ano.pt para encontrar um destes espaços), mediante a mensagem “Dois olhos para uma vida”.

O dia Mundial da Visão é igualmente aproveitado por várias instituições dedicadas à saúde visual para deixarem uma mensagem de precaução.

“O Dia Mundial da Visão potencia a importância de desfrutar de uma saúde ocular universal, com a prevenção de todas as cegueiras que podiam ser evitadas com reviões optométricas prévias”, disse Juan Martínez Moral, presidente do Colégio de Ópticos-Optometristas de Espanha.

Esta instituição está a promover uma campanha social para aumentar a consciência pública para a cegueira e para a baixa visão – como principais problemas de saúde pública internacional – e alertar as entidades governamentais para estes problemas, de forma a estabelecer fundos e programas nacionais para o efeito.

“Cerca de 80 por cento dos 45 milhões de cegos a nível mundial são maiores de 50 anos e aproximadamente 90 por cento dessas pessoas cegas vivem em países de baixos rendimentos, onde os mais velhos, principalmente mulheres, enfrentam mútiplos obstáculos para obter uma maior atenção de saúde. Muitas condições relacionadas e que conduzem à cegueira, como cataratas, degeneração macular, altas miopias e glaucoma, podem ser de fácil tratamento. Uma intervenção adquada a tempo pode atrasar ou reduzir estes graves defeitos na visão”, concluiu o presidente.

9 Outubro 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

WxW, o acetato transformado em arte

A equipa da ÓpticaPro foi convidada a conhecer por dentro uma das últimas fábricas portuguesas que faz óculos como peças de coleção. Luís Moreira, engenheiro e gestor industrial de formação, é o mentor deste projeto.

Ler mais 21 Setembro 2026
Atualidade

Indústria dos Óculos evolui para idO

Após 13 anos de percurso no mercado nacional, a Indústria dos Óculos anunciou uma reformulação profunda da sua identidade corporativa, passando a apresentar-se ao mercado sob a marca idO.

Ler mais 17 Setembro 2026
Atualidade

ZEISS lança campanha global para promover a saúde visual

A ZEISS Vision Care acaba de lançar uma nova campanha de marca à escala global com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da saúde visual e encorajar uma atitude mais proativa na prevenção e no cuidado com a visão ao longo da vida.

Ler mais 16 Setembro 2026
Atualidade